BLOG DC / Cadeia de suprimentos | Como prevenir ou contornar problemas nos processos

Cadeia de suprimentos | Como prevenir ou contornar problemas nos processos

Um dos principais conceitos do universo dos negócios é a cadeia de suprimentos. Ela é a corrente que consegue unir as empresas com os seus respectivos destinos finais na hora de entregar produtos ou serviços.  

Sem ela essa imensa máquina que é o mundo corporativo perde uma engrenagem importante. Por isso, é importante ficar atento aos problemas que podem acometer essa peça.

Nesse artigo você vai ficar a par de algumas soluções que visam evitar ou sanar os problemas que afetam essa cadeia, prejudicando as vendas e a gestão dos negócios. Confira! 

Problemas na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um elo importante no cenário empresarial e, por essa razão, merece ser estruturada e planejada da melhor forma possível.

Ainda que o atual cenário traga os efeitos de uma pandemia no mercado econômico, não há motivos para pânico. Com um bom planejamento e os recursos adequados, a cadeia de suprimentos sempre contou com maneiras para superar os mais diversos problemas.

Dificuldades com o uso das tecnologias digitais, congestionamento portuário, baixo investimento no transporte aéreo e estradas precárias são apenas alguns dos itens que fazem parte dos problemas que normalmente afetam a cadeia.

Além do mais, muitos gestores não contam com informações relacionadas a cada um dos elos da cadeia. Este empecilho atrapalha o gerenciamento adequado nos processos produtivos, especialmente quando se trata da gestão de estoque, por exemplo.

No entanto, apesar das evidentes dificuldades, não há a necessidade de sustos. É importante ter em mente que hoje em dia é possível contar com práticas capazes de prevenir ou contornar esses e outros problemas.

Redução dos gastos

A redução de custos é um dos principais objetivos dos gestores. Felizmente, nos dias de hoje, temos à disposição recursos que viabilizam essa empreitada. 

Isso pode ser feito diante de uma análise eficiente do histórico de vendas, de uma identificação precisa dos períodos de sazonalidade e também de uma eficiente projeção de futuras demandas.

Entretanto, é importante também levar em conta a otimização do fluxo de comunicação com a área comercial, permitindo, desse modo, uma melhor compreensão das necessidades dos clientes.

Monitoramento dos fornecedores

Esse procedimento permite obter os preços mais acessíveis e condições de pagamentos, além também de garantir qualidade dos produtos e serviços.

Para viabilizar esse monitoramento é necessário adotar políticas de desenvolvimento para esses prestadores de serviços, como, por exemplo, exigir certificações de qualidade, constante aperfeiçoamento e medidas ecologicamente sustentáveis.

Contudo, é importante destacar sempre que as atitudes do fornecedor influenciam diretamente no bom funcionamento da cadeia de suprimentos, por isso o monitoramento é sempre bem-vindo.

Vale salientar ainda que a escolha correta do agente de logística ou da empresa também é uma maneira importante para trazer melhorias.

Otimização dos processos internos na cadeia de suprimentos

Além do monitoramento dos fornecedores, é importante também contar com soluções que proporcionem uma boa redução de custos, elimine procedimentos desnecessários e aumente a produtividade, ou seja, que otimize os processos internos.

Nesse contexto, a utilização de ferramentas digitais capazes de trazer benefícios para a gestão da logística é essencial.

Elas servem para modernizar e agilizar os processos que envolvem o gerenciamento da cadeia. É importante que os gestores conheçam e pesquisem a respeito delas.

Uso de um sistema integrado de gerenciamento

A adoção da tecnologia digital nesse caso é fundamental, visto que ela estabelece uma série de vantagens. Uma delas é facilitar o controle de estoque por meio de lista e mapeamentos com informações precisas acerca dos produtos, evitando o desperdício e a falta deles.

Outro benefício é o melhor gerenciamento das compras, que proporciona uma eficiente comparação dos dados e avaliar com mais precisão qual é a melhor hora para repor os produtos.

Além do mais, vale salientar ainda o acompanhamento mais qualificado dos colaboradores, trazendo informações acerca de horários e funções estabelecidas.

Padronizar e integrar os procedimentos na cadeia de suprimentos

Com o auxílio das ferramentas digitais adequadas, os procedimentos adotados na cadeia de suprimentos se tornam mais produtivos e escaláveis, proporcionando mais segurança, controle e integração dos processos.

Graças a essa padronização e integração se torna possível estruturar a cadeia e, consequentemente, otimizando a gestão e reduzindo ao máximo o surgimento dos mais diversos problemas.

Não há razão para pânico

Sabemos que o atual momento a economia ainda sente os impactos, com o mundo aos poucos se recuperando do golpe que foi a pandemia. Isso afeta de forma significativa o mercado de um modo bastante amplo, inclusive a cadeia de suprimentos.

Porém, diante de uma gestão devidamente estruturada e planejada, com base nas ferramentas digitais atuais, é possível prevenir e contornar vários problemas que afetam esse segmento.

Portanto, com o intuito de proporcionar uma boa gestão da cadeia, vale seguir as dicas mencionadas, otimizando ao máximo os processos e evitando o aparecimento dos problemas que atrapalham a cadeia de suprimentos.