BLOG DC / Cresce importação de alho no Brasil

Cresce importação de alho no Brasil

As importações de alho chinês no Brasil aumentaram em 67% em 2016, o que representa já um terço do total de alho no país. A importação em grande escala começou no ano 2000 e o tempero desempenha importante papel na relação comercial entre os dois países. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, o valor das importações de alho já superou ao de equipamentos de ar condicionado, lâmpadas e placas de controle de dispositivos eletrônicos da China.

O boom das importações registrado no ano passado se deve principalmente às liminares da Justiça beneficiando o mercado externo. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsino, o preço por caixa de alho chinês chega a R$ 50, enquanto o custo de produção de alho local é de pelo menos R$ 80.

Os produtores nacionais esperam por renovação de incentivos fiscais na tentativa de melhorar o desempenho interno. O plantio da próxima safra começa ainda neste mês, mas já há um planejamento de redução da área de cultivo para evitar complicações na colheita.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.