Crescimento do mercado de exportação de chocolates 

A exportação de chocolates vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

Esse delicioso alimento que possui suas origens junto às civilizações pré-colombianas da América Central conquistou o mundo.

A Europa conheceu essa delícia somente após a chegada de Cristóvão Colombo no continente americano, uma vez que sua origem se dá a partir do cultivo do cacau, uma cultura que necessita de um clima quente e úmido, próprio das regiões de clima tropical.

A indústria do chocolate no Brasil, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), emprega em nosso país 23 mil trabalhadores diretos e vem se consolidando, alcançando uma produção de 760 mil toneladas no ano de 2022.

O crescimento do mercado de exportação de chocolates acompanha a mesma tendência e ganha importância na balança comercial.

Exportação de chocolates brasileiros cresce mais de 10%

O ano de 2022, de acordo com dados da ApexBrasil, apresentou um crescimento na exportação de chocolates de 12,7% se comparado com o resultado do ano anterior. As receitas atingiram US$ 142 milhões.

No ano de 2023, o Brasil já exportou no primeiro trimestre 17,5 mil toneladas do produto, obtendo um faturamento de US$ 71,8 milhões.

De acordo com Deborah Rossoni, gestora do projeto Brazil Sweets & Snacks da ApexBrasil, a procura pelos produtos brasileiros ocorre em função da especialização e refinamento do nosso chocolate.

A gestora aponta que os produtos brasileiros vêm ganhando em requinte, pois combinações são feitas quando são acrescidos frutos da Amazônia, como o bacuri e cupuaçu, apresentando um sabor diferenciado que chama a atenção dos consumidores internacionais.

Apesar de vendermos para muitos países em todo o mundo, nossos maiores clientes estão na própria América do Sul, destacando-se:

  • Argentina,
  • Chile,
  • Paraguai.

Novidades que impulsionam o mercado de exportação de chocolates

Além da sofisticação e dos sabores diferenciados que vem provocando o crescimento do mercado de exportação de chocolates, outros fatores também colaboram para esse sucesso, tais como:

Entrada de pequenos e grandes produtores no mercado

Além dos grandes produtores, tradicionalmente presentes nos processos de exportação de chocolates, observa-se a presença de pequenas indústrias que vem alcançando muito sucesso junto ao mercado internacional.

Pequenos fabricantes têm conquistado prêmios internacionais, situação que chama a atenção dos consumidores e que colabora para que grandes negócios sejam realizados.

Produtos brasileiros foram recentemente premiados pela Academy of Chocolate de Londres, Inglaterra, situação que assegura a credibilidade do produto nacional.

Cuidados desde o plantio

Outro fato importante para esse sucesso está nos cuidados dispensados nas plantações do cacau, principal matéria-prima do chocolate.

O Brasil é reconhecido pela Organização Internacional do Cacau (ICCO), como 100% exportador de cacau fino e de aroma.

A ICCO é reconhecida internacionalmente como responsável pela determinação dos pré-requisitos necessários para assegurar a produção de chocolates finos, onde o processo de plantio e manutenção do cacau é fundamental.

Especialização em chocolates finos

Como não poderia ser diferente, diante desse reconhecimento internacional, estamos nos tornando especialistas na produção e exportação de chocolates finos.

O Brasil é um dos poucos países que possui o controle e domínio de toda a cadeia produtiva do chocolate, como:

  • plantação do cacau,
  • cultivo,
  • fabricação do chocolate,
  • formatação e embalagens de produtos de alta qualidade,
  • exportações.

Os chocolates finos são produtos de alto valor agregado, portanto, a partir da avaliação e reconhecimento de autoridades e dos mercados potencialmente compradores, torna-se possível o alcance de excelentes resultados

A partir dessa realidade, é importante também contar com processos de qualidade no que se refere à logística internacional. A DC Logistics Brasil é uma empresa especializada na exportação de chocolates e pode contribuir de forma efetiva com o sucesso da sua operação. Entre em contato e saiba mais.

Conte com a DC!

A DC Logistics Brasil atende uma multinacional do Oriente Médio que é especializada na comercialização de chocolates exportados.

A Rússia era o principal fornecedor do produto na região, mas, graças ao cenário político, foi embargada.

Para suprir essa demanda, o Brasil foi acionado imediatamente e nós auxiliamos a organizar e realizar o transporte para o Oriente Médio.

A operação foi um sucesso e, mesmo com o fim do embargo, o Brasil segue com a exportação de chocolate para a região.

Hoje, a DC é o principal fornecedor de amostra de chocolate nos embarques aéreos dessa multinacional e estamos trabalhando para seguir embarcando também o produto no modal marítimo.

Saiba mais sobre a nossa operação e realize a exportação desse produto de forma descomplicada conosco. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo