A exportação de chocolates vem ganhando cada vez mais força no Brasil.
Esse delicioso alimento que possui suas origens junto às civilizações pré-colombianas da América Central conquistou o mundo.
A Europa conheceu essa delícia somente após a chegada de Cristóvão Colombo no continente americano, uma vez que sua origem se dá a partir do cultivo do cacau, uma cultura que necessita de um clima quente e úmido, próprio das regiões de clima tropical.
A indústria do chocolate no Brasil, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), emprega em nosso país 23 mil trabalhadores diretos e vem se consolidando, alcançando uma produção de 760 mil toneladas no ano de 2022.
O crescimento do mercado de exportação de chocolates acompanha a mesma tendência e ganha importância na balança comercial.
Exportação de chocolates brasileiros cresce mais de 10%
O ano de 2022, de acordo com dados da ApexBrasil, apresentou um crescimento na exportação de chocolates de 12,7% se comparado com o resultado do ano anterior. As receitas atingiram US$ 142 milhões.
No ano de 2023, o Brasil já exportou no primeiro trimestre 17,5 mil toneladas do produto, obtendo um faturamento de US$ 71,8 milhões.
De acordo com Deborah Rossoni, gestora do projeto Brazil Sweets & Snacks da ApexBrasil, a procura pelos produtos brasileiros ocorre em função da especialização e refinamento do nosso chocolate.
A gestora aponta que os produtos brasileiros vêm ganhando em requinte, pois combinações são feitas quando são acrescidos frutos da Amazônia, como o bacuri e cupuaçu, apresentando um sabor diferenciado que chama a atenção dos consumidores internacionais.
Apesar de vendermos para muitos países em todo o mundo, nossos maiores clientes estão na própria América do Sul, destacando-se:
- Argentina,
- Chile,
- Paraguai.
Novidades que impulsionam o mercado de exportação de chocolates
Além da sofisticação e dos sabores diferenciados que vem provocando o crescimento do mercado de exportação de chocolates, outros fatores também colaboram para esse sucesso, tais como:
Entrada de pequenos e grandes produtores no mercado
Além dos grandes produtores, tradicionalmente presentes nos processos de exportação de chocolates, observa-se a presença de pequenas indústrias que vem alcançando muito sucesso junto ao mercado internacional.
Pequenos fabricantes têm conquistado prêmios internacionais, situação que chama a atenção dos consumidores e que colabora para que grandes negócios sejam realizados.
Produtos brasileiros foram recentemente premiados pela Academy of Chocolate de Londres, Inglaterra, situação que assegura a credibilidade do produto nacional.
Cuidados desde o plantio
Outro fato importante para esse sucesso está nos cuidados dispensados nas plantações do cacau, principal matéria-prima do chocolate.
O Brasil é reconhecido pela Organização Internacional do Cacau (ICCO), como 100% exportador de cacau fino e de aroma.
A ICCO é reconhecida internacionalmente como responsável pela determinação dos pré-requisitos necessários para assegurar a produção de chocolates finos, onde o processo de plantio e manutenção do cacau é fundamental.
Especialização em chocolates finos
Como não poderia ser diferente, diante desse reconhecimento internacional, estamos nos tornando especialistas na produção e exportação de chocolates finos.
O Brasil é um dos poucos países que possui o controle e domínio de toda a cadeia produtiva do chocolate, como:
- plantação do cacau,
- cultivo,
- fabricação do chocolate,
- formatação e embalagens de produtos de alta qualidade,
- exportações.
Os chocolates finos são produtos de alto valor agregado, portanto, a partir da avaliação e reconhecimento de autoridades e dos mercados potencialmente compradores, torna-se possível o alcance de excelentes resultados
A partir dessa realidade, é importante também contar com processos de qualidade no que se refere à logística internacional. A DC Logistics Brasil é uma empresa especializada na exportação de chocolates e pode contribuir de forma efetiva com o sucesso da sua operação. Entre em contato e saiba mais.
Conte com a DC!
A DC Logistics Brasil atende uma multinacional do Oriente Médio que é especializada na comercialização de chocolates exportados.
A Rússia era o principal fornecedor do produto na região, mas, graças ao cenário político, foi embargada.
Para suprir essa demanda, o Brasil foi acionado imediatamente e nós auxiliamos a organizar e realizar o transporte para o Oriente Médio.
A operação foi um sucesso e, mesmo com o fim do embargo, o Brasil segue com a exportação de chocolate para a região.
Hoje, a DC é o principal fornecedor de amostra de chocolate nos embarques aéreos dessa multinacional e estamos trabalhando para seguir embarcando também o produto no modal marítimo.
Saiba mais sobre a nossa operação e realize a exportação desse produto de forma descomplicada conosco. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.