Data mining na logística: entenda a importância dele na importação e exportação!

Data mining na logística: entenda a importância dele na importação e exportação!

A aplicação de ferramentas de mineração de dados, conhecidas por Data Mining, tem contribuído para a evolução da logística internacional.

Por meio do Data Mining, tem sido possível utilizar informações para que as tomadas de decisão na importação e exportação sejam cada vez mais precisas e eficientes.

Com isso, é possível realizar movimentações e alinhar roteiros, trajetos e outros detalhes das operações de acordo com o comportamento de cada cliente e mercado.

Assim, as estratégias baseadas em Data Mining facilitam o alcance de maior competitividade e rentabilidade de inúmeros negócios, além de contribuírem para a redução de custos e melhorias na qualidade de produtos e serviços.

Acompanhe a leitura e entenda melhor o quanto a combinação entre inovações, pessoas e resultados podem ajudá-lo a elevar a eficiência das importações e exportações!

O Be a Bá do Data Mining

Existem inúmeros termos no universo do Data Mining. Vamos apresentá-los para você saber como aplicar cada um deles nas operações logísticas.

Para isso, nos guiamos pelo artigo “Mineração de Dados e Big Data em Logística”, compartilhado no Brazilian Technology Symposium, e hospedado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Para começar, é importante saber a que o termo Big Data está relacionado. Esta é a área de conhecimento de Tecnologia da Informação que define a obtenção de informações a partir da análise de grandes volumes de dados.

As Data Warehouses, ou banco de dados, avaliarão estes dados. Estas tecnologias extraem, limpam, transformam e gerenciam todas estas informações, conforme a aplicação desejada.

São inovações que podem ser classificadas como fontes de dados, formato de conteúdo, armazenamento de dados, plataforma de dados ou processamento de dados.

E então, porque o nome Data Mining? Após entender estes termos anteriores, fica mais fácil compreender o significado de Data Mining. Isso porque, a mineração de dados, em tradução ao português, visa transformar informações em “preciosidades” dos negócios.

Ou seja, os problemas que afetam a eficiência da importação ou exportação são encontrados ao explorar estes dados em profundidade.

Além disso, é possível gerar previsões a partir do histórico das movimentações e, assim, criar estratégias mais assertivas.

É por isso que hoje o Data Mining possibilita vantagens aos negócios de Comex como:

  • Melhor tomada de decisão;
  • Análise e identificação dos perfis de consumo;
  • Gestão de relacionamento com clientes;
  • Aumento de competitividade;
  • Expansão da rentabilidade;
  • Fidelização de consumidores;
  • Aprimoramento da qualidade das operações e produtos.
Data mining na logística: entenda a importância dele na importação e exportação!
Com data mining, você gera previsões a partir do histórico das movimentações e cria estratégias mais assertivas para a importação e exportação.

Data Mining na logística internacional

As informações obtidas através do Data Mining na logística internacional oferecem vantagens para a tomada de decisão.

Com elas, é possível escolher o melhor modal para cada operação, ou decidir sobre o tipo de carga transportada ou necessidade de algum preparo específico para o trajeto que será percorrido.

Além disso, o Data Mining possibilita um melhor e mais ágil acompanhamento do transporte, até mesmo em tempo real.

Com isso, se torna mais ágil realizar mudanças para adequar prazos de acordo com as condições de vias, tráfegos, posições de transporte, entre outros fatores que podem interferir na importação e exportação.

Como aplicar este conceito na importação e exportação?

Agora que você já sabe o valor que os dados têm para suas decisões, aprenda a inseri-los no dia a dia do Comércio Exterior.

Afinal, conforme pontuado no Portal Computer World, com as ferramentas de Data Mining, é possível atender às mais altas exigências de todas as etapas da logística internacional.

Com uma tecnologia para roteirização, por exemplo, é possível reorganizar as rotas, bem como, aumentar a eficiência e agilidade.

Assim, é possível controlar o estoque e armazenagem com mais facilidade na importação e exportação, além de escolher as melhores rotas e melhorar a distribuição das cargas de acordo com veículos disponíveis.

Com isso, ocorre a redução dos custos logísticos que, por sua vez, reflete em vantagens aos consumidores finais, contribuindo para a fidelização.

Além disso, as ferramentas para monitoramento de cargas proporcionam uma melhor experiência para importadores e exportadores. Elas não só contribuem com a identificação de problemas na rota, como possibilitam a resolução imediata de cada situação específica.

Em tempo real, é possível acompanhar e solucionar qualquer situação por meio de softwares disponíveis para acesso até mesmo em smartphones, garantindo a segurança das movimentações.

Nós sabemos a importância do Data Mining para a logística internacional

Na DC Logistics Brasil, entendemos que uma logística internacional eficiente e diferenciada é a que melhor se adapta às suas necessidades.

Por isso, a partir das suas informações e necessidades, criamos as melhores estratégias para movimentar suas cargas, o que inclui não só a alta capacitação da nossa equipe, como também o uso de ferramentas conectadas com o Data Mining.

Isso porque agregamos valor aos negócios com soluções logísticas inovadoras e otimizadas. Um exemplo disso é o nosso Follow Up em Real Time, que permite você acompanhar as cargas e saber tudo sobre as movimentações no momento que precisar.

Ele está disponível em nosso site, para você verificar tudo o que está acontecendo, com muita eficiência, assim que precisar.

E as informações, apresentadas de forma detalhada e objetiva, contribuem com a sua visualização. Logo, este suporte completo de dados agrega ainda mais agilidade às operações, além de proporcionar mais segurança para todo o trajeto.

Conheça mais soluções logísticas que movem sua importação e exportação conectadas com a tecnologia. Entre em contato conosco, solicite uma cotação de frete e descubra como utilizamos a tecnologia como nossa aliada nas operações!

Cotação DC Logistics Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTES:

Brazilian Technology Symposium – UNICAMP – https://www.lcv.fee.unicamp.br/images/BTSym-17/Papers/76936.pdf

Computer World – https://computerworld.com.br/negocios/era-da-conveniencia-a-logistica-e-os-novos-habitos-de-consumo/

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo