Exportação de manga: entenda as projeções

A exportação de manga promete fazer história e, com o melão, deverá ser o destaque nas projeções das frutas com melhores resultados nos próximos 10 anos.

Essa é uma fruta originária do sul da Ásia e foi trazida ao Brasil no ano de 1700 pelos colonizadores portugueses.

Umas das primeiras sementes vieram da Índia, país que a considera sua fruta nacional, e foram plantadas no Rio de Janeiro, para logo em seguida serem levadas para o estado da Bahia.

Trata-se de um alimento saboroso e saudável, riquíssimo em vitamina C e oferecendo ainda mais de 20 substâncias e minerais diferenciados, tais como:

  • vitamina A,
  • potássio,
  • folato,
  • cálcio,
  • zinco,
  • fibras, etc.

A exportação de manga é destaque no comércio internacional

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a exportação de manga nos anos de 2022/23 atingiu 238 mil toneladas.

Somente entre janeiro e junho de 2023, o Brasil comercializou essa fruta no mercado internacional, gerando uma receita de US$ 68,4 milhões.

A produção da safra brasileira 2022/23 de manga alcançou 1.578 milhão de toneladas em uma área plantada de 78 mil hectares.

Os países da União Europeia são nossos principais clientes desse saboroso fruto, seguidos pelos Estados Unidos, Rússia e Canadá.

As projeções para o mercado de exportação

Um estudo realizado pelo Mapa e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem por título “Projeções do Agronegócio – Brasil 2022/23 a 2032/33” apresenta números significativos e que colocam a manga como uma das maiores apostas desse segmento para nosso país.

As expectativas são para que as vendas internacionais na safra de 2032/33 alcancem 309 mil toneladas, com um crescimento da área plantada projetada em 81 mil hectares e uma produção de quase 2 milhões de toneladas.

Esses números demonstram que a exportação de manga será um dos destaques do Brasil no comércio exterior nos próximos 10 anos, atingindo um crescimento de quase 30% nos negócios internacionais.

Quais vantagens de contar com a DC na exportação de manga?

O sucesso de uma operação envolvendo a exportação de manga passa por um bom planejamento logístico, pois é imprescindível todos os cuidados com a movimentação e transporte dessas frutas.

Uma das opções é a de utilizar o modal aéreo para realizar o transporte, onde com rapidez se consegue fazer com que as mercadorias cheguem ao seu destino, portanto, diminuem-se significativamente as possibilidades de deterioração dos frutos.

Quando a opção é pelo modal marítimo, é fundamental contar com contêineres que oferecem um bom sistema de refrigeração, onde a temperatura deverá estar entre 8 °C e 13 °C, desacelerando o processo de maturação.

Nos dois casos, é imprescindível que ocorra uma renovação do ar nos contêineres, um fator essencial para a preservação da manga.

A DC Logistics Brasil é uma empresa especializada em logística internacional, oferecendo a seus clientes:

  • agilidade e eficiência nas operações,
  • experiência e capacidade de lidar com mercadorias perecíveis,
  • transparência, objetividade e flexibilidade no atendimento às particularidades de cada cliente ou projeto,
  • rede de apoio logístico nos 5 continentes,
  • melhor transit time e menor custo.

Para conhecer detalhes, obter esclarecimentos ou realizar uma cotação voltada à exportação de manga, independente do modal que se deseja utilizar, entre em contato com a DC Logistics Brasil e conte com quem entende desse assunto!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo