BLOG DC / Exportações de automóveis tem alta de 64,2% no primeiro quadrimestre

Exportações de automóveis tem alta de 64,2% no primeiro quadrimestre

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os números da exportação de automóveis do primeiro quadrimestre foram os melhores em toda a história. O crescimento foi de 64,2%, com 232,2 mil unidades vendidas e a produção também aumentou 20,9% no período de janeiro a abril.

A Argentina ampliou as importações e é um dos países responsáveis pelo bom desempenho da indústria automobilística brasileira. As compras do país vizinho cresceram mais de 50% no primeiro quadrimestre em relação a 2016. Foram 155,6 mil unidades, 67% do total dos veículos exportados.

Segundo a Anfavea, a cada três carros, dois são vendidos para o mercado interno e um é exportado. “O resultado é um esforço conjunto das empresas e o aperfeiçoamento dos acordos comerciais com outros países”, ressalta o presidente da entidade, Antonio Megale.
Apesar da boa notícia, a venda de automóveis novos no Brasil caiu 3,7% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a março de 2017, a queda nas vendas em abril chega a 17,1%. Para a Anfavea uma das causas para a redução foi a quantidade de dias úteis em abril deste ano em função dos feriados e da greve geral da última semana. Mesmo com menos dias úteis, a média diária de emplacamentos apresentou um número positivo, com crescimento de 6% em relação a março.

O setor espera a aprovação das reformas trabalhista e da Previdência. Para Antonio Megale, essas medidas darão maior confiança aos investidores, o que deve trazer mais investimentos. Há poucos dias, executivos de 15 montadoras estiveram reunidos com o presidente Michel Temer. Na pauta do encontro estava a nova política industrial para o setor automobilístico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.