BLOG DC / Apoio às exportações de empresas do interior do país abre mercado para setor logístico

Apoio às exportações de empresas do interior do país abre mercado para setor logístico

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços vai apoiar empresas de cidades do interior que querem exportar. Foi o que garantiu o ministro Marcos Pereira, em Taubaté (SP), durante encontro com prefeitos na 1ª Reunião Ordinária do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira (CODIVAP).

O apoio acontece através de dois programas: o Brasil Mais Produtivo e o Plano Nacional da Cultura Exportadora. O primeiro visa atender três mil empresas industriais de pequeno e médio porte, com objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor. O conceito baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

Já o Plano Nacional da Cultura Exportadora tem como objetivo aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado. Ele é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – que constituem a trilha da internacionalização, ou o caminho para uma empresa exportar. O programa conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão. “Vamos regionalizar a execução destes dois programas e o projeto piloto será em São Paulo”, disse Pereira.

O ministro destacou que até hoje o foco era em nível estadual, com lançamentos feitos apenas nas capitais. “Percebi que empresas do interior, muitas vezes distantes dos grandes centros, também podem e devem ser contempladas”, afirmou Marcos Pereira que frisou ainda o esforço do Governo Federal em reposicionar a política comercial brasileira. “Essa iniciativa, focada em empresas do interior, é muito importante não só porque abre novas oportunidades para o setor logístico, mas também por dar a chance para organizações que possuem produtos de qualidade mostrarem o que fazem para outros países”, diz o Gerente de Operações da DC Logistics Brasil, Bruno Souza.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.