BLOG DC / Importação de painel solar: crescimento no setor e oportunidades

Importação de painel solar: crescimento no setor e oportunidades

Cada vez mais a importação de painel solar ganha importância.

 

Trata-se de uma excelente alternativa para a sociedade e para os empreendedores que percebem nessa ação uma grande oportunidade para alavancar seus negócios.

 

A energia solar é limpa e renovável, pois possibilita a geração de eletricidade a partir dos raios do sol.

 

A matriz energética do Brasil coloca essa tecnologia como a segunda maior geradora do país, alcançando 14,7% e ficando apenas atrás da hidrelétrica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

 

Neste conteúdo, apresentaremos detalhes sobre a importação de painel solar, um componente importante da solução fotovoltaica e que oportuniza economia e excelentes negócios para os empreendedores. Continue lendo e confira!

 

Um panorama do mercado brasileiro de importação de painel solar

 

A importação de painel solar está possibilitando que o Brasil alcance números surpreendentes na geração desse tipo de energia.

 

No primeiro semestre de 2023, a capacidade de produção de energia solar em nosso país superou todo o resultado de 2022.

 

Além de colaborar de forma efetiva com o meio ambiente, essa tecnologia permite aos usuários uma diminuição significativa na conta mensal junto à concessionária desse serviço.

 

Já são mais 1,6 milhão de sistemas instalados no país, representando apenas 2,2% dos imóveis aptos a adotarem essa solução, porém, existe um potencial gigantesco de bons negócios para aqueles que desejam empreender nesse segmento.

 

O que mudou na importação de painel solar em 2023?

 

A importação de painel solar é, sem dúvida, uma ótima alternativa para a sociedade e também faz parte dos planos do Governo Federal.

 

No dia 28 de março de 2023, o Decreto nº 11.456 estabeleceu o imposto zero sobre esses componentes que fazem parte da tecnologia fotovoltaica.

 

Isso significa que estão zeradas as seguintes alíquotas na importação desses componentes:

 

É importante lembrar que essa isenção será válida para o setor de energia solar até dezembro de 2026.

 

As perspectivas e oportunidades para esse mercado

 

Não é difícil perceber que grandes perspectivas e oportunidades são apresentadas para as empresas que desejam atuar nesse mercado.

 

O objetivo do Governo é o de incentivar a instalação da energia solar em todo o país.

 

Como já mencionado, trata-se de uma excelente alternativa, possibilitando a diminuição dos custos com a produção de energia elétrica e a redução dos investimentos em grandes obras, como é o caso da construção de hidrelétricas.

 

De acordo com a Absolar, a energia solar no Brasil deve crescer 42% no ano de 2023, alcançando uma produção de 34 GW (gigawatts).

 

Diante dessa possibilidade, a associação estima que sejam gerados 300 mil novos empregos no país e os investimentos devem ultrapassar a R$ 50 bilhões.

 

É importante destacar que a própria Organização das Nações Unidas (ONU), através do seu secretário-geral, Sr. António Guterres, deixa claro que:

 

“Devemos acabar com a poluição por combustíveis fósseis e acelerar a transição para a energia renovável antes de destruir a nossa única casa.”

 

Definitivamente, a geração de energia elétrica através da tecnologia de captação solar é uma das mais promissoras alternativas da humanidade.

 

Consequentemente, a importação de painel solar torna-se uma oportunidade muito interessante para os empreendedores, pois não existem dúvidas a respeito do crescimento do seu mercado nos próximos anos.

 

Se sua empresa deseja importar painéis solares, siga com a DC que tem um time especializado na tratativa. Consulte nossas opções para esse tipo de embarque. 

 

Fontes:

https://www.gov.br/mme/pt-br

https://www.absolar.org.br/

https://brasil.un.org/pt-br