Importação direta e indireta: saiba a diferença e as vantagens de cada uma!

Importação direta e indireta

Optar pela importação direta ou indireta é uma importante escolha para as empresas que precisam lidar com o comércio internacional.

Enquanto a primeira é operacionalizada pela própria organização, a segunda conta com o apoio de um agente de carga, especializado nesse tipo de logística.

É fato que não existe uma resposta certa sobre qual é a melhor escolha: tudo depende do perfil de cada negócio e das vantagens oferecidas pelo eventual agente!

A seguir, saiba mais sobre cada tipo de importação e entenda as suas principais vantagens e desvantagens. Continue a leitura!

Como é feita a importação direta?

Qualquer empresa pode realizar a importação direta, entretanto isso exige preparo, conhecimento na área e a habilitação junto à Receita Federal.

Além de habilitar o radar de importação sob os critérios da lei, você deve desenvolver estudos sobre os produtos e fornecedores pretendidos para as suas operações comerciais.

Após essa etapa, é dado início à etapa de contato e negociações junto aos fornecedores previamente selecionados. É após o apagamento que o gerenciamento do embarque feito por você é iniciado.

Quais são as suas principais vantagens?

Em poucas palavras, ao optar pela importação direta, sua empresa garante mais flexibilidade para seus processos logísticos e agrega controle integral sobre eles. Isso não dependendo de terceiros para operacionalizar o transporte das suas mercadorias.

Apesar de interessantes, porém, esses benefícios são acompanhados de algumas demandas e até mesmo contrapartidas que precisam ser consideradas.

Quais as desvantagens da importação direta?

Para que todos os benefícios mencionados no item anterior sejam possíveis, é necessário levar em consideração uma série de fatores organizacionais que precisam ser otimizados e estar em pleno alinhamento para as demandas de importação.

Isso inclui o investimento em uma estrutura completa focada no time de importações, que deve ser devidamente equipado e qualificado para atender às exigências legais e de mercado que envolvem essa complexa atividade.

Além disso, a falta de experiência em importações pode dificultar a vida das empresas que estão começando nessa área.

Problemas de negociação com estrangeiros e falta de conhecimento sobre os mercados de fornecimento são alguns dos problemas mais comuns nesse sentido. Falta de familiaridade com procedimentos, legislação e custos são outros empecilhos.

Para driblar esse tipo de situação muitos negócios apostam na contratação de operadores logísticos especializados em importações. Saiba mais sobre esse tipo de negócio no próximo item.

O que é importação indireta?

o que é a importação indireta

Conforme mencionamos logo no início do artigo, a importação indireta é aquela que tem toda a sua operação feita por meio de uma empresa intermediária, que conta com a experiência e qualificação necessária para o processo.

Sua adesão geralmente é feita por conta das facilidades e da segurança que oferece aos importadores e exportadores, mas também existem casos em que o operador logístico possui exclusividade sob as operações de determinado produto.

Basicamente, nessa modalidade, todo o processo logístico é feito pelo agente em questão. Isso inclui desde os tramites para autorização junto à Receita Federal, até a finalização da coordenação de embarque.

Por que a importação indireta é vantajosa?

O benefício mais marcante ao optar por um agente de carga que realiza importações indiretas é a praticidade agregada nesse tipo de serviço. Isso porque, os especialistas na área conhecem todas as suas nuances e o realizam de maneira muito mais veloz.

Isso também acrescenta mais segurança e economia, já que eventuais erros e repetições são evitados durante os processos.

Como se não bastasse, por seu contato constante com representantes do mercado internacional, o poder de barganha aumenta junto aos fornecedores. Isso muito também por conta dos conhecimentos específicos sobre o mercado em questão.

Basicamente, as vantagens da importação indireta representam o inverso dos argumentos apresentados no item sobre as desvantagens da importação direta!

Isso quer dizer que o operador logístico contratado garante mais facilidade de comunicação com os agentes externos, maior conhecimento sobre os processos burocráticos, além de melhor capacidade de negociação.

Claro que, como em qualquer negócio, essa modalidade também pode trazer alguns pontos negativos. Descubra os principais deles no próximo item.

Quando não optar pela importação indireta?

Por mais benéfica e segura que seja a importação indireta, ela exige que você abra mão do contato direto com os fornecedores escolhidos, o que torna as parcerias mais impessoais.

Ao perder o controle integral das suas operações logísticas relacionadas à importação, os negócios muitas vezes também perdem flexibilidade nesse sentido, já que passam a depender dos prazos e parâmetros dos agentes de carga.

Apesar disso, com parceiros comprometidos e alinhados às demandas do seu negócio, é possível driblar essas questões! Saiba, no item seguinte, como optar pelo agente de carga ideal para as importações da sua empresa.

Como optar pelo operador logístico ideal para as importações da sua empresa?

Todas as intermediações feitas por operadores são submetidas à regulamentação da Receita Federal por meio dos regimes de importação por encomenda e importação por conta e ordem.

A primeira questão para observar no agente de carga escolhido é o alinhamento aos requisitos legais impostos por essas modalidades. Outro ponto indispensável é verificar a experiência dele no segmento, bem como, a qualificação e relação com outros clientes.

No mercado desde 1994, a DC Logistics Brasil se destaca no gerenciamento logístico de transportes internacionais, já que conta com uma rede completa de parceiros qualificados e tem foco total nas necessidades dos clientes!

Ela também mantém um constante processo de qualificação da equipe e realiza o aprimoramento dos processos, reafirmando sua posição de referência no setor.

E você, gostou de saber mais sobre os detalhes da importação direta e indireta? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

Se desejar, faça o download gratuito do nosso Guia passo a passo de realização da operação de importação!

Download Guia Passo a passo para a realização da operação de importação

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo