Entenda a importância do follow-up regular para a qualidade da sua logística!

No setor logístico existe uma busca contínua para aumentar a eficiência e qualidade das entregas, alinhado à redução de custos. No entanto, esse objetivo só é possível de ser atingido de forma eficaz se houver além de um planejamento consistente, um follow-up assertivo e diligente.

O follow-up nada mais é do que o acompanhamento da carga. Uma gestão bem elaborada sobre a movimentação das mercadorias pode gerar muitas vantagens para todo o processo de transporte, resultando em aumento da eficiência na logística.

E é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo. Continue acompanhando para entender como um follow-up bem feito é fundamental para otimizar as atividades da empresa e qual é a sua importância no controle de qualidade do transporte!

O que é follow-up?

Antes de mais nada, é importante que você tenha bem claro o que é o follow-up. Também conhecido como FUP, trata-se de uma estratégia de organização e acompanhamento de tarefas.

A expressão follow-up vem do inglês e quer dizer acompanhar ou fazer o acompanhamento. E, de forma geral, uma técnica de acompanhamento bem-feita é aquela que considera fatores como itens a serem checados, intervalo de checagem, suporte e recorrência.

A seguir você vai entender como isso se encaixa, como ele pode auxiliar o setor de logística e ainda como ele pode aprimorar outros processos da organização.

Por que fazer o follow-up regular de cargas?

É fato que os custos com transporte representam uma fatia do financeiro da empresa. Logo, entende-se que o follow-up é um processo fundamental, pois tem impacto direto no valor do produto final e na lucratividade do negócio.

Além disso, fazer o acompanhamento de carga é fundamental para passar respostas rápidas aos clientes. Isso porque, eles estão cada vez mais exigentes com o fator velocidade na entrega, seguido de baixo custo e comunicação rápida e efetiva.

Nesse sentido, com um bom desempenho logístico através do follow-up regular se torna mais fácil e assertivo passar aos seus superiores informações atualizadas da movimentação da carga. Afinal de contas, esta é uma forma de analisar se o planejamento está sendo seguido e gerando os resultados esperados.

Principais ferramentas para fazer follow-up de cargas

É essencial que operadores logísticos que atuam em parceria com a sua empresa possuam um sistema eficaz de acompanhamento e rastreio, um follow-up proativo está diretamente ligado a ferramentas de acompanhamento de cargas otimizadas.

Dentre as principais tecnologias encontram-se:

  • GPS: Com ele é possível localizar o veículo e acompanhá-lo em tempo real, além de que disponibiliza vários outros dados relevantes;
  • Radiofrequência: Permite o acompanhamento até mesmo em túneis e subsolos, que não são afetados pelos inibidores de sinais;
  • Telemetria: Com um processo feito por meio de sensores, essa ferramenta conta com várias informações sobre a performance do veículo;
  • Além dessas formas de realizar follow-up, ainda é possível por meio de câmeras, smartphones, SAC e aplicativos.

Benefícios de fazer o acompanhamento das cargas

Benefícios de fazer o acompanhamento das cargas

Muito além dos cuidados com embalagens que são necessários para um transporte de qualidade, o acompanhamento da carga é um fator indispensável para o sucesso da operação. Confira alguns benefícios do follow-up:

Maior assertividade nas rotas

Por meio do histórico de dados é possível identificar acertos e imprevistos nas entregas. Logo, essas informações são úteis para otimizar o processo de roteirização. Para esse aprimoramento, é preciso ficar atento a alguns fatores como:

  • Clientes que mais demoram para descarregar;
  • Horários com maior tráfego;
  • Rotas alternativas.

Identificar atrasos

Com um sistema de acompanhamento em tempo real, torna-se bem mais fácil identificar qualquer fator que possa comprometer o prazo da entrega.

Dentre alguns problemas que podem acontecer, estão protestos e problemas no veículo, por exemplo. Entretanto, estes fatores dependem também de qual modal de transporte está sendo utilizado.

Analisar desempenho do veículo e condutor

Realizar a gestão regular do veículo e do condutor de forma manual é um processo complexo e com grande probabilidade de erro.

No entanto, ao usar um sistema de solução por follow-up, é possível obter alguns dados, como a velocidade percorrida e se frenagens bruscas foram realizadas, por exemplo.

Existem sistemas que acompanham a situação de cada veículo e recomendam o momento ideal para fazer as devidas manutenções.

Banco de dados útil

Com todas essas informações coletadas, forma-se um banco de dados que será muito útil para lidar com as atividades da empresa e claro, vai contribuir imensamente para a qualidade da logística.

Esse panorama criado por meio de follow-up regular vai ajudá-lo a ter uma visão macro e realizar o controle de indicadores de desempenho logístico, bem como repasse de informações mais assertivo.

E então?

Com este conteúdo, esperamos ter ajudado você a compreender melhor como um follow-up regular é fundamental para ter maior segurança e tranquilidade para lidar com várias questões do setor logístico.

Como responsável por este setor você terá mais propriedade sobre as informações atualizadas do transporte da carga para passar aos seus superiores.

Nesse sentido, a melhoria contínua deve ser um objetivo central nos processos da empresa. Isso só é possível quando é feita uma análise relevante de dados sobre o que funciona e o que não funciona. Logo, o follow-up é uma das estratégias mais eficazes para quem busca por evolução e qualidade no setor de transporte.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer contar com um follow-up regular e eficiente durante o transporte das suas mercadorias, clique abaixo e solicite uma cotação de frete!

Solicitar cotação de operação aérea

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine a nossa Newsletter

Notícias Mais Lidas

Categorias

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo