Lançado Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior

Os prazos médios para exportar e importar devem diminuir em aproximadamente 40%. Essa é a estimativa com o recém lançado Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. A mudança busca simplificar o caminho para as vendas externas, eliminando documentos e exigências, aumentando a celeridade e reduzindo custos operacionais.

O Portal Único agrega vários módulos, o que aumenta a integração entre as empresas (intervenientes) e os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e controle desse comércio. O novo sistema trabalhará integrado ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Neste início serão contempladas as exportações realizadas no modal de transporte aéreo, por meio dos aeroportos de Guarulhos-SP, Viracopos-SP, Galeão-RJ e Confins-MG, sujeitas a controle apenas da Receita Federal. A implantação inicial nos quatro aeroportos selecionados irá simplificar e agilizar o desembaraço de mercadorias de elevado valor agregado que representaram, em 2016, quase US$ 6 bilhões em exportações – ou 55,7% das operações realizadas no modal aéreo.

Ao longo do ano todos os aeroportos do país e demais modais (marítimo, fluvial, rodoviário e ferroviário) serão contemplados, bem como as operações com intervenção de outros órgãos do Governo Federal. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica potencial de ganhos no PIB de até 2 pontos percentuais por ano, e crescimento anual da corrente de comércio superior a 6%.

Com a implantação do novo processo, a expectativa do governo é de uma redução imediata no tempo de exportação para apenas oito dias, prazo alinhado às melhores práticas internacionais. Atualmente, a exportação de bens conteinerizados no Brasil leva, em média, 13 dias, enquanto a importação demora 17 dias, com custos médios de 2,2 mil dólares por contêiner para cada uma dessas operações. Esses números colocam o país na 124ª posição no ranking do Banco Mundial dos melhores países para se realizar operações de comércio exterior.

 

Share on Social Media

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sign up for our Newsletter

Most Read News

Categories

Discover our e-books

Pular para o conteúdo