BLOG DC / Os impactos do Ano Novo Chinês em 2022 no Comex

Os impactos do Ano Novo Chinês em 2022 no Comex

Brasil e China são países importantes quando o assunto é o Comércio Exterior. Porém, eles ficam bem distantes um do outro. Além disso, os seus calendários culturais também não são nada parecidos, ainda que aconteçam em datas próximas.

A partir do próximo tópico, será possível entender quais são os principais impactos do Ano Novo Chinês em 2022 para todo Comércio Exterior e, inclusive, para o Brasil.

Inclusive, se você já viu filmes que relatam a história do Ano Novo Chinês deve ter notado os envelopes vermelhos, a troca de presentes, a decoração com flores e até mesmo os fogos de artifícios. Mas, talvez ainda não tenha notado o que pode ser o Ano do Tigre para o Comex!

O que é o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês em 2022 acontece entre os dias 12 e 19 de fevereiro. Esse é um evento internacional de grande importância para a logística mundial tem data marcada para ser justamente no nosso Carnaval, que é no dia 15 do mesmo mês.

 

Mas, por que falamos do Carnaval Brasileiro? Essa é uma ideia bacana para que seja possível entender a grandiosidade que é o Festival de Primavera na China, chamado de Ano Novo Chinês.

É nessas épocas que as movimentações de importação e exportações sofrem mais impactos se considerarmos as datas especiais planejadas.

O curioso é que apesar de ser um Festival que dura 1 semana, nesse mês as fábricas chinesas podem parar de funcionar por até 15 dias, o que não é incomum de acontecer. O motivo é simples e você vai entender: os trabalhadores vão para casa comemorar com a família.

O resultado é direto: a produção e a logística do país mudam. Assim, embarques marítimos, aéreos e terrestres ficaram paralisados.

Qual é a importância do Ano Novo Chinês em 2022

A China é um dos maiores polos comerciais mundiais, responsável por milhões de movimentações diárias e com destinos variados, como o Brasil.

Com base em um dos últimos textos que fizemos, sobre a retrospectiva do Comex em 2021 (clique aqui), vimos que a falta de containers e atrasos nos embarques fizeram com que o ano tivesse alta no frete marítimo.

Além da crise que veio com a pandemia, esses feriados nacionais em grandes polos comerciais como é a China aumentam ainda mais o peso das operações do Comex para o mundo todo.

Então, o que deve acontecer neste ano? Já sabendo desse tipo de situação, muitos importadores aumentam os seus pedidos para prevenir o período da parada das atividades na China. Ao mesmo tempo, centros comerciais aumentam o envio de mercadorias.

O problema disso é que com o aumento significativo de volume não é incomum que produtos percam a qualidade do transporte, o que poderia causar avarias ou sobrecargas, por exemplo.

Além disso, é um período que tende a ter uma demora muito maior nas movimentações.

BLANK SAILINGS – é durante o Festival da Primavera Chinês que acontecem os blank sailings. Ou seja, quando os armadores cancelam as viagens de navios e cargas que são acumulados até o fim do feriado. Isso eleva consideravelmente o valor do frete.

Como driblar o Ano Novo Chinês em 2022

Se você trabalha com importação ou exportação, é possível que esteja estudando as formas de se privar desse evento que todo mundo sabe que vai acontecer. Mas, como?

Uma saída inteligente é planejar os embarques e fazer os pedidos na China com a máxima antecedência possível. Isso inclui desde a reserva dos containers até o ajuste do tamanho do pedido.

Até mesmo porque mesmo após voltarem a atividade, os trabalhadores chineses não fazem isso com a chamada “força total”. Afinal, sabemos que todo retorno de trabalho leva tempo para que volte a produtividade normal.

Resumidamente, vale a pena considerar o Calendário Chinês se você atua no Comex. É um tipo de evento que acontece anualmente e somente a organização pode ajudar na minimização dos atrasos dos envios e recebimentos, por exemplo.

Quer saber mais? Nós temos uma matéria que cita as melhores dicas para lidar com o Ano Novo Chinês. Por exemplo: ficar atento aos prazos dos fabricantes, negociar com armadores, ter um bom planejamento logístico e aprender a vencer os desafios do setor. Leia a matéria!

Para saber mais, a DC Logistics Brasil

Se você já sofreu com esse tipo de evento e está preocupado com o Ano Novo Chinês em 2022, considere que existem empresas que podem ajudar você com isso.

A DC Logistics Brasil é uma delas, que auxilia nessa busca por espaços e preços mais competitivos no mercado do Comércio Exterior. A especialidade é cuidar de todo o processo internacional a que você está submetido.

Na busca por uma logística eficiente e de alta performance, vencendo os desafios dos calendários internacionais, a DC Logistics Brasil! Conheça as soluções da empresa!

 Ano novo Chinês

 

Curiosidades sobre o comércio da China

Você sabe quais os produtos que mais importamos da China? Conforme dados do ComexStat, do Governo Federal, saiba que existem alguns produtos que foram importados da China em maior número no ano de 2020.

Entre eles: equipamentos de telecomunicações, válvulas e tubos termiônicos, estruturas flutuantes, compostos organo-inorgânicos e os produtos da indústria de transformação.

Outra curiosidade sobre o comércio chinês é que dos 10 portos mais importantes de toda a Ásia, a maioria é chinês. Entre eles: Porto de Xangai, Porto de Hong Kong, Porto de Tianjin, Porto de Ningbo, Porto Shenzhen e o Porto Qingdao.