Descubra qual é o PIB Brasil atual e como isso pode ser uma boa oportunidade de negócio

PIB Brasil atual

É claro que se você está lendo esse material é porque quer saber qual é o PIB Brasil atual, correto? E vamos dar essa resposta, sim. Ao mesmo tempo, a gente quer adiantar um dado: independente do avanço ou recuo do PIB, as oportunidades de negócios estão aí e podem ser ótimas formas de lucrar. Entenda!

A ideia desse conteúdo é ser informativo a ponto de que todo mundo entenda, mesmo quem não gosta ou não lida bem com o assunto da economia. Para isso, criamos pequenos tópicos, bastante didáticos, mas que vão ajudar você a entender tudo sobre o PIB Brasil e as oportunidades de negócios relacionadas à exportação!

  • O que é PIB
  • Como é dividido o PIB Brasileiro
  • Qual é o PIB Brasil atual
  • Por que o PIB atual pode ser uma boa oportunidade de negócio?
  • Atenção às commodities

O que é PIB

O Produto Interno Bruto é a soma dos valores de bens e serviços realizados em um lugar ao longo de um período. Ou seja, na teoria, entender o que é PIB é simples. Na prática, a gente tem um dado que indica o nível de desenvolvimento econômico de um país.

PIB Brasil atual

E como a gente fecha essa conta? Se um país está crescendo, significa que as pessoas estão produzindo mais. Logo, isso gera mais renda. Atualmente, os Estados Unidos detêm o maior PIB mundial, sendo que representa mais do que 1/5 do total mundial.

Desse modo, fica mais fácil entender para que serve o PIB: medir a riqueza produzida ao longo do tempo e comparar o crescimento econômico das regiões selecionadas, como os países. Isso também mostra as áreas com maior geração de renda, por exemplo.

A partir daqui fica simples entender também o PIB per capita. Ele é a soma do PIB dividido pelo número de habitantes da região. Essa conta não considera a desigualdade social. Tanto é que o Brasil tem um PIB elevado, porém habitantes em alto nível de pobreza.

Como é dividido o PIB Brasileiro

A sua próxima dúvida pode ser “como é composto o PIB”. Aqui também não há complicações para entender. E pode ficar tranquilo que já estamos no tópico que vai falar sobre qual é o PIB Brasil atual, está bem? Primeiro, o que importa é saber sobre como é dividido o PIB brasileiro.

A resposta é simples: por estado. Isso deixa a conta um pouco desproporcional porque Sul e Sudeste representam mais do que 70% do PIB nacional. Mas, a ideia aqui não é falar desse assunto e sim da composição do PIB.

Do lado mundial, também há o ranking do PIB por países. Além de Estados Unidos no topo, é possível observar, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia, França, Itália, Canadá e Coreia do Sul no topo. Ao menos, com base no ranking do PIB de 2020.

Qual é o PIB Brasil atual

Como você deve ter notado, o PIB Brasil é o PIB do Brasil, simples assim. Atualmente, conforme o IBGE, o PIB anual do Brasil é de R$ 7,5 trilhões, mas os dados são de 2020. Já quando a gente entra em 2021, que é para saber qual é o PIB Brasil atual, a conversa muda.

PIB brasileiro

Isso porque tivemos no primeiro trimestre do ano um PIB de R$ 2,2 trilhões, o que indica um avanço na economia do país. O resultado indica um crescimento de quase 4% no acumulado dos 4 trimestres de 2020 com o primeiro de 2021.

Na série histórica do PIB Brasil, a gente consegue ver uma retomada desse cálculo do PIB. Isso porque no segundo trimestre de 2020 houve uma queda brusca. Mas, a partir disso, só avanço no gráfico do PIB Brasil atual.

Já se a gente atualizar o contexto, o PIB brasileiro teve queda de 0,1% no segundo trimestre do ano. O mercado esperava alta de 0,2%. E sabe o que os especialistas falaram disso? Que “a demanda externa salvou o dia” porque as exportações cresceram 9,4% no período.

Por que o PIB atual pode ser uma boa oportunidade de negócio?

Agora é a hora de amarrar o texto e você vai entender tudo bem rapidinho. Já vimos que o PIB dá a ideia de crescimento econômico para o país, especialmente, a partir das indústrias. Aí que o nosso último PIB, quando respondemos qual é o PIB Brasil atual, recuou.

Então, por que isso seria bom? Justamente porque tivemos um aumento nas exportações e isso mostra o Brasil como potencial para quem quer vender para fora do país. Inclusive, o setor externo tem se mostrado como um “motor” para o crescimento do país.

Recentemente, Falilou Fall, economista da OCDE, falou disso. Veja um trecho:

“O setor externo continuará sendo o principal motor de crescimento, com exportações impulsionadas por commodities e uma demanda forte nos Estados Unidos e na China”.

Atenção às commodities

Só para concluir o nosso texto informativo de hoje, saiba que as commodities merecem atenção quando o assunto é a exportação. Agora que já entendemos qual é o PIB Brasil atual, leve em conta que na mesma balança tivemos uma alta forte nos preços das commodities.

PIB Commodities

Especialmente, as matérias primas da agropecuária e da mineração. Enquanto isso, o preço da soja e do milho também teve aumento significativo se comparado ao mesmo período de 2020. E o que explica isso, de uma hora para outra? Você sabe a resposta!

A retomada! Com o avanço da vacinação nos países e o crescimento asiático, que é um dos maiores compradores dos produtos brasileiros, a balança comercial brasileira teve o seu maior superávit em 33 anos, mesmo que o PIB tenha tido um pequeno recuo no último balanço.

Para saber mais notícias atuais como essa faça o cadastro na nossa newsletter, abaixo.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine a nossa Newsletter

Notícias Mais Lidas

Categorias

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo