BLOG DC / Porto de Itajaí recebe licença ambiental de instalação da nova bacia de evolução

Porto de Itajaí recebe licença ambiental de instalação da nova bacia de evolução

O governador Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), entregou ontem à superintendência do Porto de Itajaí a licença ambiental de instalação (LAI) da nova bacia de evolução e anunciou que a ordem para o início dos trabalhos será dada ainda hoje.

A construtora Triunfo, vencedora da licitação, aguarda ainda uma análise nos condicionantes da LAI para definir de que forma será o início da empreitada. A princípio, a ideia é retirar primeiro as guias submersas que ficam junto ao Molhe de Navegantes.

O trabalho pela frente será complexo: a abertura da nova área de manobras envolve a remoção de estruturas antigas e um grande volume de dragagem. Tudo isso, sem prejudicar as escalas de navios nos portos de Itajaí e Navegantes – o que vai exigir um grande esforço de logística.

Toda a primeira etapa da obra, orçada em R$ 103 milhões, é custeada pelo governo do Estado. O governador afirmou ontem que a importância do porto para a economia catarinense justifica o investimento.

O próximo desafio para o Complexo Portuário será garantir os recursos para a segunda etapa da obra, que serão responsabilidade do governo federal. A demora no início dos trabalhos da primeira fase impedia que a verba fosse reservada em orçamento para o ano que vem. O governador disse que está empenhado em garantir a liberação em Brasília.

Fonte: Diário Catarinense/DAGMARA SPAUTZ

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.