Quando o transporte marítimo é recomendado?

Optar pelo transporte marítimo é uma das melhores escolhas para as empresas que desenvolvem negociações envolvendo importações e exportações.

Talvez você não saiba disso, mas de acordo com o relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), 80% dos negócios internacionais utilizam o modal marítimo como opção de transporte.

Gigantescos navios cruzam os oceanos do mundo inteiro, possibilitando que os consumidores tenham acesso aos mais diversos produtos e que as indústrias possam desenvolver os seus projetos com maior competitividade.

No ano de 2022, os portos brasileiros movimentaram 1,209 bilhão de toneladas, conforme os dados apresentados no Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Para quem é recomendado o transporte marítimo? 

O transporte marítimo é recomendado para empresas que conseguem programar seus negócios e podem aguardar pela chegada dos produtos, nos casos de importação, ou seus clientes internacionais podem se adequar ao tempo do transporte que esse modal necessita.

O tempo de trânsito é longo, ou seja, os negócios que o Brasil realiza com a China, por exemplo, precisa considerar aproximadamente 45 dias de viagem para que as mercadorias possam atravessar o mundo quando se opta por navios.

No entanto, optar pelo transporte marítimo possui grandes facilitadores, tais como:

  • disponibilidade de armazenagem e distribuição física,
  • maior capacidade de carga,
  • baixo custo de embarque,
  • atendimento de longas distâncias,
  • baixo risco de avarias nas mercadorias.

Como se observa, muitas empresas utilizam e podem optar por esse modal, desde que se adequem ao tempo do transporte.

Principais vantagens do transporte marítimo

O sucesso do transporte marítimo é mundial e mesmo os países que não possuem saídas para o mar acabam optando por esse modal, quando as estruturas de portos de nações vizinhas são utilizadas.

Isso se deve em função das vantagens oferecidas por esse tipo de modal. Então, os seguintes benefícios são verificados:

Transporte de diversos tipos de cargas

Uma das grandes vantagens do transporte marítimo é a possibilidade existente para que diversos tipos de carga possam ser recebidas ou expedidas através desse modal.

Esse é o caso de cargas, como:

  • geral – itens avulsos, pacotes, fardos, sacas, caixas, tambores, etc,
  • granel – sólidos e líquidos,
  • frigorificada – itens que precisam ser refrigerados ou congelados,
  • perigosas – gases, líquidos e sólidos inflamáveis, além de explosivos, etc.

Os navios são adaptados para atender as mais diversas necessidades, bem como as estruturas de armazenamento para o transporte (contêineres).

Rotas diversificadas

Outro ponto muito importante é o grande número de rotas disponíveis para a realização dos transportes.

São milhares de navios e dezenas de rotas atendendo e fazendo a ligação entre o Brasil e todos os países do mundo, portanto, o que não faltam são opções para atender as mais diversas demandas existentes.

Baixo custo de frete

Por fim, o baixo custo de frete é outra razão que faz com que 80% das mercadorias envolvendo o comércio internacional ocorram através do transporte marítimo.

Se comparado ao modal aéreo, a redução dos valores que envolvem o transporte são significativamente menores.

O fato é que cada caso merece e precisa ser analisado individualmente, quando diversas possibilidades existem e cada projeto de embarque ou de recebimento de produtos do exterior deve ser tratado de forma particular.

Uma maneira de conhecer mais a esse respeito, é baixar nosso eBook que o ajudará a tomar a decisão acertada, contribuindo para a escolha do melhor modal para a logística de produtos!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo