Soluções completas em logística auxiliam trazem mais agilidade

É comum que empresários tenham receio de depender de um único fornecedor, mas saber fazer essa seleção pode ajudar na agilidade do fluxo de informação, segurança, otimização do atendimento e outros itens importantes da logística.

A busca por soluções completas em logística tem aumentado. A terceirização tem surgido como uma alternativa para a redução de estruturas físicas e de pessoas no âmbito empresarial. São buscadas atividade tanto de apoio, como de produção e, tudo isso, por meio do desenvolvimento de novas formas de relacionamento com os fornecedores

A gestão assertiva de fornecedores se tornou um item fundamental em um negócio. Isso porque a boa escolha dos prestadores de serviço traz impacto direto nos resultados obtidos. Além disso, dependendo da atividade exercida a qualidade do fornecedor impacta inclusive na imagem da empresa.  Assim, prestar serviços ágeis e de maneira organizada fazem a diferença para qualquer negócio, em qualquer ramo.

Em caso de necessidades recorrentes, como a logística, a escolha do fornecedor pode interferir na sustentabilidade do negócio. É sabido que as companhias gastaram em média, 12,37% do seu faturamento bruto com custos logísticos no Brasil nos últimos três anos. Com tamanho peso em todo o funcionamento de um negócio, a gestão de compras desse serviço exige diversos cuidados na interface com todos os provedores. E é nesta interface que se encontram os maiores desafios.

Uma visão estratégica sobre a logística

O que antes era visto como um processo, hoje tem atuação estratégica na competitividade das empresas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos, principalmente tem foco na geração de valor ao consumidor, o que muitas vezes está relacionado a preço ou qualidade.

Assim, a logística, seja na logística de importação ou exportação ou na cadeia de serviços locais, passa por planejamento, pela análise dos processos e ainda pela escolha de fornecedores que podem otimizar estes processos.

Este fluxo de logístico e por consequência de informação, torna-se o principal gargalo na gestão de diferentes provedores de uma empresa. Cada parceiro envolvido, atende uma parte da demanda que ao final, precisa estar conectada para que a cadeia não seja prejudicada. Os riscos partem deste o simples preenchimento de documentação, a maneira correta de transportar a carga, embalagem, distribuição, prazos e investimentos planejados.

A tarefa é difícil e neste caso, ter o auxílio completo de um agente de logística integrada é a opção que fundamental. Ter um fornecedor que proceda desde a documentação até o recebimento da carga, traz não só segurança ao time de transporte, mas também otimiza tempo e minimiza as chances de erros de procedimentos mais burocráticos.

A efetividade de um agente de carga, pode ser comprovada por vários itens, mas principalmente pela análise de sua história, pela sua validação junto aos demais clientes e pela transparência em sua negociação.

Terceirizar a logística e seus ganhos

A rotina de uma equipe dedicada a logística de uma empresa não é fácil. Todos os processos envolvem a elaboração de documentos específicos, a checagem de obrigações fiscais, a garantia de que todas as etapas do translado estão fechadas e que não há riscos para a carga. Além disso, nem sempre há uma estrutura adequadas ou conhecimento técnico suficiente para o cumprimento de tantas exigências.

Com a terceirização da logística, através de um agente de cargas completo é possível:

Ter auxílio em questões burocráticas: As principais dúvidas de uma equipe interna, geralmente estão relacionadas a documentação. Fatura comercial, romaneios e tantos outros fazem parte da rotina de quem atua com o transporte de cargas e entende-los é essencial para evitar multas e prejuízos financeiros. Por isso, escolher um agente que ofereça este suporte contribui para a redução de erros na documentação e consequentemente, com a chances de multas.

Do recebimento a entrega: Muitas vezes o translado de suprimentos, por exemplo, envolvem muitas etapas. Uma solução completa em logística fará todo o necessário para que a carga chegue no prazo ao seu destinatário. A escolha dos fornecedores, a preparação da rota, a segurança da carga, os comunicados de cada etapa, a possibilidade de monitoramento real ao cliente, tudo isso faz parte de uma solução completa.

Além disso, tudo isso será feito conforme a necessidade da empresa. Independente do modelo e quantidade de carga, o agente irá buscar a solução de maior validade.

Como escolher o fornecedor

Apesar de cada empresa ter suas especificidades é possível selecionar um bom fornecedor através de pontos comuns.

Confira alguns deles:

  • Lugar: ter o maior número de opções de entrega, ter apto a atender pontos variados em todos os modais ofertados;
  • Tempo: cumprimento de prazos preestabelecidos para a entrega do produto;
  • Qualidade: a entrega deverá ser realizada preservando-se as características dos produtos;
  • Informação: disponibilizar aos clientes informações atualizadas sobre suas cargas de forma ágil e em tempo real;

Esses pontos de análise são básicos, porém podem garantir que você tenha uma boa decisão. Mas, se você procura por maneiras mais efetivas de escolher seu agente de logística há mais algumas informações a serem consideradas:

  • Habilidade técnica: deve fornecer o serviço desejado com as especificações técnicas exigidas;
  • Confiabilidade: deve ser confiável e ter uma reputação sólida, bem como uma saúde financeira estável, para garantir todas as etapas necessárias;
  • Pós-venda: o fornecedor precisa fornecer suporte caso seja necessário fazer ajustes técnicos. Além disso, e preciso ter um bom atendimento no pós-venda em geral.
  • Preço: os preços devem ser competitivos. No entanto, isso não significa que o fornecedor deve oferecer o preço mais baixo, mas sim aquele com o melhor custo-benefício.

Como avaliar as cotações

É comum ao buscar um serviço de logística que você faça várias cotações. Afinal, você precisa garantir um baixo custo nesta operação. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer comparações.

Por exemplo, o menor preço pode trazer surpresas desagradáveis. Algumas vezes, a qualidade não é equiparável, ou envolvem serviços distintos em alguma etapa.

Por isso, a cotação de preços precisa ser detalhada ao máximo, por mais que pareça uma compra genérica. Quanto mais o comprador especificar como quer o serviço e quais as condições sob as quais deseja contratá-lo, melhor será a equidade nos resultados.

Conclusão

Você viu que ao buscar um fornecedor que ofereça uma solução completa em logística é possível desonerar a equipe interna, além de garantir uma melhor execução das atividades. A alta expertise dos agentes de carga é uma aliada principalmente ao que tange a burocracia fiscal.

Mas, para ter um único fornecedor é preciso ter segurança na escolha e por isso saber como selecioná-lo é essencial. Lembre-se que o início de uma boa negociação e escolha começa com um orçamento adequado e detalhado. Isso ajudará você a entender o custo X benefício da transação.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo