Você sabe qual é o impacto das práticas ESG no Comércio Exterior?

Você sabe qual é o impacto das práticas ESG no Comércio Exterior?

A rotina atarefada de muitos setores pode impedir a atualização acerca de debates essenciais, inclusive, para o crescimento dos negócios. É o caso das práticas ESG — Ambiental, Social e Governança, em português, que ganham dia após dia força, movimentando ações.

Se pensarmos, por exemplo, na ocorrência de desmatamentos e diversos desastres ambientais nas últimas décadas, veremos ainda mais a relevância de se adotar medidas em prol de um mundo mais sustentável

Aqui, observamos que o sustentável está ligado não apenas ao que tange o ecológico, mas também ao financeiro, já que impactos como os mencionados, contribuem para expandir o risco da abertura de mercados externos para exportações brasileiras.

Nesse sentido, vale prestar bastante atenção nesse debate e refletir sobre o papel exercido pela sua empresa. Será que ela age de modo positivo ou coopera com atitudes inviáveis, principalmente, a longo prazo?

Neste conteúdo, você poderá se inteirar mais sobre esta pauta tão necessária em termos sociais, de visibilidade e investimento para o seu empreendimento, além de conferir qual é o impacto das práticas ESG no Comércio Exterior. Continue a leitura e confira!

A importância das práticas ESG

A união de indivíduos e empresas dispostos a aprofundar as discussões em torno de práticas ESG demonstra o quanto nossa sociedade tem avanço no intuito de promover causas verdes. Não é mais um achismo, já ficou claro que o modo como uma cadeia produtiva opera tem impacto nas relações externas às indústrias, afetando a vida de todos.

Assim, por maior que seja a demanda de atividades de um negócio, é preciso que ele esteja atento para se alinhar às progressivas expectativas em curso. Aliás, o quão ágil o seu setor é hoje em se adaptar e buscar soluções que acompanhem as mudanças de mercado? Vale a reflexão.

O fato é que ao aderir aos princípios de sustentabilidade, é gerado um aumento de nível no status das instituições, no olhar dos investidores e na percepção da sociedade. Outro ponto a ser citado é que com uma gestão eficaz relativa ao Meio Ambiente, Social e Governança, há uma melhora no clima e nas operações, promovendo resultados muito mais satisfatórios para quem adota tais práticas.

No Comércio Exterior, os benefícios não deixam de existir, basta observar a alta exigência dos mercados europeu e norte-americano quanto ao controle do processo produtivo e nas trocas comerciais. 

O que ocorre é que com a inclusão de agendas sustentáveis, há um aumento no rigor da fiscalização, sendo imprescindível implementar, não apenas boas práticas comerciais, como também atitudes sustentáveis em todo o ciclo de operação.

Vale mencionar ainda que, os conceitos e as definições referentes às práticas ESG são os mesmos em qualquer país, o que faz com que haja uma coerência na agenda internacional. 

Consegue perceber agora o poder desse conceito? Já há sinais dele no seu empreendimento? O que você acha de agir para isso?

Como se beneficiar com práticas sustentáveis no Comércio Exterior?

Você sabe qual é o impacto das práticas ESG no Comércio Exterior?

Como já podemos perceber, diversas são as vantagens da adoção de medidas sustentáveis em distintos contextos. Agora, chegou a vez de entender como elas recaem dentro do Comex. 

Nesse quesito, é indicado que os termos sejam claros, isto é, toda a equipe de uma instituição deve ter acesso transparente às regras para que o objetivo seja alcançado.

Em outras palavras, é preciso que haja a promoção de uma comunicação que dialogue com todas as partes, visando focar precisamente nas ações voltadas ao Ambiental, Social e Governança – pilares das práticas ESG.

Deste modo, a partir de um plano inteligente e consistente, é possível usufruir de benefícios no Comércio Exterior, tais como a inserção nos mercados mais exigentes, com maior número de barreiras impostas. 

Um bom caminho quanto a isso é investir em um modelo corporativo sustentável, que seja capaz de equilibrar o advento tecnológico com inovação, presença de certificações fitossanitárias e esforços para manter a saúde física e mental dos colaboradores.

Algo essencial, ainda nesse aspecto, é a conformidade com legislações para exportar e importar. Portanto, não deixe de verificar isso e sobre como proceder para obter certificações exigidas para o seu setor de atuação. Isso demonstra que há um engajamento interno no que se refere às adequações.

Por fim, um dos impactos das práticas ESG no Comex diz respeito à melhora da imagem internacional da empresa, pois ela passa a ser vista com mais valor na adoção correta de ações. 

Ou seja, esse é outro motivo para trabalhar essas práticas em todos os níveis da sua corporação, afinal, as principais agências classificadoras do rating ESG – responsável por medir o quanto uma empresa adota boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança – são internacionais.

E então?

Como vimos neste conteúdo, se alinhar as práticas ESG tem alto valor tanto para os integrantes de uma empresa, quanto para o meio ambiente e para a sociedade em geral. 

Assim, vale estar por dentro dos debates relacionados ao tema, no intuito de inserir medidas que concordem com as mais recentes demandas de mercado. Desse modo, você terá mais chances, inclusive, de aumentar sua competitividade nas importações e exportações.

Para contribuir com os avanços no seu setor, temos uma newsletter que vai te manter atualizado sobre o mercado de Comex! Cadastre-se agora mesmo!

Newsletter quinzenal

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo