A produção de sementes e grãos para o ano de 2025 apresenta uma expectativa de uma supersafra, gerando um aumento nas exportações e no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira.
Segundo as previsões compiladas pelo Broadcast Agro, o ano de 2025 deverá apresentar um aumento do PIB desse setor entre 2,5% a 6%.
Já de acordo com os levantamentos, a safra de grãos está estimada em 322,42 milhões de toneladas para esse período, respondendo pela maior fatia do PIB no segmento agropecuário brasileiro.
Esses índices tomam por base as previsões apresentadas por entidades e empresas especializadas do setor, como:
- Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
- Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),
- Tendências Consultoria,
- MB Agro,
- Macrosector,
- Ministério da Fazenda.
A supersafra de sementes e grãos esperada para 2025 repercute nos negócios internacionais, portanto, bons resultados são previstos no que se refere às expectativas das exportações desse setor!
Sementes e grãos brasileiros se destacam no mercado internacional
O Brasil é considerado um dos gigantes na exportação de sementes e grãos. Três produtos se destacam nos negócios internacionais, como veremos na sequência:
Gergelim
O gergelim vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras brasileiras como cultura de segunda safra.
Segundo o Ministério da Agricultura, a produção nacional desse produto aumentou em 104% em 2024, isso quando comparada ao ano anterior.
A grande notícia com relação às exportações diz respeito a um acordo firmado entre Brasil e China, quando o país asiático passará a importar o gergelim brasileiro no ano de 2025, portanto, a certeza de grandes resultados para produtores e exportadores.
Feijão
Conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o ano de 2024 foi surpreendente no que diz respeito à exportação de feijão. Um novo recorde de vendas internacionais foi alcançado com relação a esse produto.
Os negócios alcançaram o valor de US$ 335,2 milhões, sendo exportadas 342,9 mil toneladas.
As expectativas para o ano, de acordo com a Conab, é que ao final de 2025 um novo recorde seja atingido. A previsão aponta para exportações de 392,5 mil toneladas.
Milho
O terceiro produto que vem se destacando quando o assunto é exportação de sementes e grãos diz respeito ao milho.
A produção desse produto na safra 2024/2025 deverá atingir 119,6 milhões de toneladas, ou seja, 3,3% acima da temporada anterior, segundo dados da Conab.
Em 2024, as exportações alcançaram 39,7 milhões de toneladas, um resultado inferior quando comparado ao ano anterior, no entanto, a aproximação entre o Brasil e China também deverá contribuir para grandes resultados no ano que se inicia.
Para que se possa obter sucesso nessa operação, é fundamental contar com um bom parceiro logístico que possa acompanhar todas as etapas, envolvendo os processos burocráticos, coleta, embarque, transporte, desembarque e entrega dos produtos ao destinatário.
Para isso, vale a pena conhecer a DC Logistics Brasil, uma empresa especializada nos processos logísticos envolvendo a exportação de sementes e grãos. Faça contato e conte com nossos especialistas!