FCL ou LCL: qual é a melhor escolha na importação marítima?

FCL ou LCL: qual é a melhor escolha na importação marítima?

FCL ou LCL? Quem trabalha com importação marítima, já está familiarizado com estes termos. Eles significam, respectivamente: Full Container Load, em tradução para o português, Contêiner Totalmente Carregado, e Less Container Load, que significa Contêiner com Menor Carga.

Entretanto, apesar de o FCL ou LCL marcarem presença no dia a dia de trabalho do comércio exterior, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre qual dos dois escolher ao realizar a importação marítima.

Então, trazemos aqui mais informações sobre estas modalidades para contribuir com as suas decisões.

Esperamos que, ao finalizar a leitura, nosso conteúdo ajude você a escolher entre o FCL ou LCL, atendendo da melhor forma possível as suas necessidades de logística!

Antes de escolher entre FCL e LCL, saiba mais sobre a importação marítima no Brasil

O Brasil segue superando os desafios de importação e de transporte de insumos e produtos que surgiram junto ao cenário de pandemia, conforme menciona o artigo do Portal Portogente. 

Com isso, muitos negócios do comércio exterior estão migrando do modal aéreo para o marítimo, incluindo as importações, pelos altos custos e escassez de voos.

O aumento da frequência de embarques relacionados ao transporte marítimo também é uma estratégia para não afetar os custos e prazos dos negócios.

Desta forma, as importações marítimas estão cada vez mais presentes entre as escolhas e decisões dos profissionais responsáveis pelas operações.

FCL ou LCL: qual é a melhor escolha na importação marítima?
Muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre escolher entre o FCL ou LCL para a importação marítima.

 

 

Conceito de FCL e LCL 

Aqui em nosso blog, já compartilhamos conteúdos baseados na experiência de nossa equipe sobre o embarque LCL e suas vantagens. Entretanto, reforçar as informações e relembrá-las nunca é demais, não é mesmo?

Afinal, quem trabalha com transporte marítimo precisa se manter em constante atualização. E queremos contribuir com este aprendizado contínuo das suas operações para melhorar ainda mais a tomada de decisão.

Saiba que o FCL é mais indicado para os casos em que a quantidade de carga importada consegue preencher e ocupar um contêiner por completo.

Para escolher a modalidade FCL, é interessante considerar não só a quantidade de carga, como suas dimensões, custos da operação e prazos. 

O LCL é indicado quando a quantidade de carga não é suficiente para ocupar todo um contêiner. Ou seja, neste caso de importação, a carga compartilhará o espaço do contêiner com outras. 

Além disso, conforme explicamos, ao concentrar as cargas e lotes em unidades com um padrão, é possível facilitar também seu controle e a movimentação.

É importante avaliar também os custos dos transportes FCL e LCL

Uma importante orientação ao escolher entre FCL ou LCL, compartilhada pela Associação Brasileira de Automação, diz respeito aos custos das operações. 

Este é um ponto importante de atenção, que também já compartilhamos aqui no blog, e que você deve ter em mente na sua decisão entre FCL ou LCL.

Isso porque, a definição do valor do frete na modalidade LCL, por exemplo, ocorre pelo peso da mercadoria.

O cálculo é o realizado assim: (tonelagem) x cubagem (m3) – sempre o que for maior.

E na modalidade LCL, as taxas de frete são compartilhadas por mais de um importador, o que reduz os custos.

Então, não deixe de calcular qual será o volume que caberá em cada tipo de transporte, seja no FCL, ou no LCL.

Vale lembrar que, no transporte marítimo, não são considerados o peso do contêiner e o volume externo como variáveis no cálculo do frete. 

E então? 

Ao esclarecer estes conceitos e vantagens sobre FCL ou LCL, já é possível ter mais clareza sobre qual escolher ao realizar a importação.

Por isso, baseie suas escolhas na possibilidade de sua carga ocupar um contêiner por completo, ou se é melhor compartilhar o espaço com demais cargas.

Também é preciso considerar seus prazos e custos nesta decisão. Desta forma, fica ainda mais fácil superar os atuais desafios da importação e ainda decidir pensando de acordo com os custos de cada operação.

E se você quer aprender mais informações que podem contribuir com suas decisões nas principais etapas da importação, baixe agora nosso guia gratuito sobre Importação passo a passo e tenha acesso ao conteúdo que produzimos com orientações que ajudam você a garantir que sua mercadoria chegue ao país de forma segura e regularizada.

Além disso, nossa equipe segue à disposição para apresentar soluções que contribuem com o seu transporte marítimo. Nosso amplo conhecimento de mercado e experiência no modal proporciona a movimentação das mais diversificadas demandas.

Assim, seguimos atendendo aos embarques com os melhores transit times e baixo custo. Se você tem interesse em realizar uma cotação de frete, clique abaixo, solicite e descubra como podemos colaborar para suas importações marítimas!

Solicitar orçamento de importação!

FONTES:
UFRGS – https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/130629
Interseas – http://interseas.com.br/fcl-ou-lcl-saiba-quando-contratar-cada-tipo-de-transporte/#.X7J3ymhKjIV
GS1 BR – https://blog.gs1br.org/fcl-e-lcl-entenda-o-que-significam-no-transporte-de-cargas/
Porto Gente – https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/113456-pandemia-impulsiona-maior-eficiencia-na-logistica

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo