Santa Catarina possui dois dos 20 aeroportos regionais brasileiros com maior potencial de desenvolvimento. Conforme estudo realizado pela consultoria Urban Systems, os terminais aeroportuários de Joinville e Chapecó figuram na lista dos que mais têm condições de induzir desenvolvimento no país.
Atrás apenas dos aeroportos regionais de São José dos Campos (SP) e Ribeirão Preto (SP), o terminal de Joinville atingiu 50,09 pontos no ranking da consultoria. O aeroporto de Chapecó ficou com 37,46. A pontuação varia de zero a 100.
Na terceira colocação no ranking nacional, o terminal de Joinville tem o maior potencial para desenvolvimento na região sul do país. Já o aeroporto localizado no extremo-oeste do estado, em Chapecó, está na 19ª posição.
O estudo leva em consideração a infraestrutura e a localização dos aeroportos, potencial de transporte de passageiros e de cargas e o potencial de desenvolvimento imobiliário e geração de receitas acessórias.
A região sudeste tem o maior número de aeroportos regionais com potencial para o desenvolvimento, com 11 terminais. A região sul vem logo em seguida, com sete aeroportos regionais.
Fonte: Noticenter