5 dicas para melhorar a gestão no setor de logística!

5 dicas para melhorar a gestão no setor de logística

Manter um setor de logística eficiente é primordial para qualquer empresa que deseja otimizar as suas operações e recursos para garantir mais relevância e competitividade no mercado. 

Por mais que cada negócio tenha suas próprias características e demandas, existem alguns cuidados comuns que podem contribuir para o sucesso logístico das mais variadas organizações.   

A seguir, confira 5 dicas de práticas importantes na área para melhorar o seu setor de logística!

1 – Modernize o seu setor de logística

Um setor de logística eficiente é aquele capaz de otimizar as suas demandas internas, garantindo o melhor padrão de produtividade e os menores custos possíveis para as operações internas.

Durante o armazenamento, transporte e controle dos produtos, muitos dados precisam ser registrados, consultados e gerenciados, função que é passível de erros que podem comprometer os resultados operacionais, principalmente em empresas maiores.

Ao adotar um sistema informatizado de gestão, é possível monitorar e registrar as informações de maneira muito mais rápida, segura e eficiente.

Além dos benefícios agregados no dia a dia dos funcionários e gestores do seu negócio, esse tipo de tecnologia ainda permite a geração de relatórios de desempenho, que servem como base para a tomada de decisão.

Com um acesso prático e imediato aos dados logísticos mantidos no sistema, é possível detectar quais são os itens de maior demanda, qual a capacidade de distribuição, quais produtos são mais rentáveis, entre outros fatores importantes.

2 – Mantenha uma equipe de controladoria

Por mais que ainda não seja muito comum entre as empresas brasileiras, um bom setor de controladoria pode tornar a logística muito mais eficiente, detectando falhas e processos passíveis de melhorias.

Assim como no caso descrito no item anterior, esse tipo de função também pode ser otimizado através de softwares específicos, que oferecem a possibilidade de análise e ação de maneira muito mais assertiva e veloz.

Em poucas palavras, é a controladoria que examina todos os detalhes das movimentações financeiras, detectando desperdícios, eventuais gargalos e até mesmo casos como cobranças indevidas.

3 – Promova treinamentos constantes entre o seu time de profissionais

Promova atendimentos constantes entre seus profissionais

Tenha em mente que, tão fundamental quanto a adoção de novas tecnologias e métodos de gerenciamento, é a qualificação das pessoas que lidarão diretamente com essas questões.

Uma capacitação completa dos profissionais é imprescindível para que os investimentos no setor de logística realmente valham a pena e para que ele opere em seu pleno potencial.

Quando todos estão bem preparados em suas funções, os processos ganham em termos de adequação e evolução, já que o conhecimento de todos sobre as questões internas propicia a proposta de melhorias e a detecção de erros.

Outro ponto positivo de investir na qualificação da equipe, seja por meio de cursos, workshops ou palestras, é que os profissionais sentem quando a empresa investe neles, tornando-se ainda mais comprometidos e engajados com os resultados.

 4 – Forneça um bom atendimento aos clientes

Mesmo quando todas as práticas e cuidados são adotados para tornar o setor de logística o mais eficiente possível, nenhuma empresa está livre de eventuais imprevistos ou falhas.

Quando ocorrem atrasos nas entregas de produtos, o índice de satisfação dos clientes pode ser afetado significativamente, tornando um simples problema operacional uma enorme fonte de prejuízos na imagem do negócio.

Os clientes que optam por entrar em contato com alguma empresa geralmente já estão sofrendo problemas e querem uma resolução rápida, por isso o atendimento precisa estar apto para resolver empecilhos da melhor maneira possível.

Após se desculpar pelos empecilhos e explicar com clareza a natureza da situação enfrentada, uma solução deve ser disponibilizada com agilidade.

Quando problemas eminentes vão afetar a distribuição, uma boa tática é informar os consumidores previamente por meio dos seus canais de distribuição, antes mesmo que as reclamações surjam, demonstrando seu comprometimento com a questão.

5 – Contrate um operador logístico especializado

Por mais que o controle interno da logística seja primordial, é possível também atribuir algumas funções e desafios a terceiros, para que a sua empresa conte com a qualidade de alguns serviços de profissionais especializados na área.

Desde a gestão de meios de transporte, seguros, projetos integrados de logística, processos de importação e exportação, dentre muitos outros, o operador logístico pode agregar mais segurança e produtividade nas operações.

Além de proporcionar mais eficiência e segurança nas operações, você e os demais integrantes do setor de logística podem direcionar o foco para outras questões enquanto o operador logístico lida com esses desafios, proporcionando uma capacidade de crescimento ainda maior.

Com uma logística eficiente e diferenciada, que se adapta às principais necessidades dos seus parceiros, a DC Logistics Brasil é referência na área e pode ajudar a sua empresa a garantir um padrão incomparável de excelência em suas operações!

Desde 1994 somos referência nesse mercado e contamos com uma ampla rede de atendimento em todo o território nacional, além de representantes internacionais, que proporcionam mais agilidade e integração entre os principais polos logísticos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber como podemos proporcionar avanços na logística do seu negócio, clique abaixo e entre em contato conosco!

Tire suas dúvidas

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo