A consolidação de cargas na importação aérea

Optar pela consolidação de cargas na importação aérea pode representar um diferencial estratégico para as suas operações comerciais e vantagem competitiva para o seu negócio.

Segundo publicação no portal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as importações brasileiras fecharam o primeiro semestre de 2024 somando US$ 125,3 bilhões.

Comparados com os primeiros seis meses de 2023, os resultados representam uma alta de 3,9%.

E segundo a mesma publicação do MDIC, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) projeta que as importações brasileiras devem fechar 2024 com uma alta de 10,6%, somando no acumulado dos doze meses US$ 266,2 bilhões.

Nas operações comerciais com o exterior, a carga consolidada passou a ser uma estratégia inteligente para o importador reduzir custos e o modal aéreo é a melhor escolha para uma entrega rápida e eficiente.

O processo de consolidação de cargas para importação aérea

Segundo publicação no portal Instituto Brasil Logística, no primeiro quadrimestre de 2024 os aeroportos brasileiros movimentaram 447 mil toneladas de cargas, representando uma alta de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2023.

A possibilidade da consolidação de cargas e a necessidade de entregas mais rápidas têm impulsionado a demanda pelo transporte aéreo de alguns produtos.

Dessa forma, os importadores brasileiros podem negociar volumes menores sem a preocupação e necessidade de precisar preencher todo um contêiner ou pagar pelo valor total dele, bem como arcar sozinho com os valores cobrados com taxas de transporte.

Como funciona a carga consolidada na importação aérea? A mercadoria é coletada no endereço de origem (embarque) e deve estar devidamente identificada e documentada pelo exportador. 

Também deve conter as informações necessárias da empresa importadora (comprador brasileiro).

Em seguida, elas são agrupadas em um único conjunto, combinando itens com características e condições semelhantes de transporte e entrega, formando um volume maior que será enviado em um mesmo contêiner.

Após transportada, a carga é devidamente separada e encaminhada para os respectivos destinatários. 

Para quem esse tipo de operação é indicada?

Optar pela consolidação de cargas permite que todo importador possa trazer suas mercadorias, sem a necessidade de precisar movimentar grandes volumes, independentemente de ser uma empresa de grande, médio ou pequeno porte.

Logo, ela é recomendada sempre que a quantidade de produtos a ser importada não seja suficiente para fechar um lote e/ou preencher um contêiner inteiro.

Por isso, é a opção ideal para empresas de todos os portes que precisam realizar pequenas importações ou comprar no exterior itens diversificados de diferentes fornecedores.

Também é uma alternativa inteligente, eficaz e rápida para empreendedores e PMEs, que desejam testar novos mercados ou para aqueles que precisam atender demandas emergenciais sem que haja a necessidade de investirem em altos valores logísticos.

Benefícios da consolidação de cargas para importação aérea

A consolidação de cargas oferece benefícios para empresas de todos os portes que precisam importar pequenos volumes.

Uma das principais vantagens é a redução dos custos logísticos, afinal, os valores fixos do transporte aéreo são divididos entre os demais embarcadores. Esse benefício fica mais em evidência quando há necessidade de envios recorrentes e aumenta a sua capacidade competitiva.

A sua empresa também ganha em flexibilidade, afinal, poderá comprar o volume necessário e recebê-lo conforme a sua demanda, sem precisar esperar para completar lotes ou contêineres inteiros. 

Outro benefício de optar pela consolidação de cargas na importação aérea é o tempo para o recebimento da mercadoria.

Por exemplo, ao usar o modal marítimo, um embarque da Europa para o Brasil pode levar cerca de 3 semanas, já optando pela importação aérea esse prazo cai para apenas 4 dias, fator que impacta em toda a operacionalidade e produção de uma empresa.

Outras vantagens são:

  • menor burocracia e menos riscos de erros, o co-loader organiza a documentação,
  • menos controladores e mais facilidade no transporte,
  • melhor gestão de cargas.

Procurando uma logística eficiente e de alta performance para o embarque das suas importações?

Conte com a DC Logistics Brasil. Nossas cargas consolidadas são entregues com agilidade e também oferecemos o melhor custo-benefício no transporte internacional de mercadorias para a sua empresa. Entre em contato.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo