Você sabe como é feito o cálculo de cubagem no modal aéreo?

Você sabe como é feito o cálculo de cubagem no modal aéreo?

O termo cubagem é bastante usado no setor logístico, para definir valores de volumes específicos de cargas. O cálculo de cubagem é fundamental para saber qual a melhor forma de transporte de acordo com o tipo de mercadoria. 

Neste sentido, existe a cubagem aérea, que possui processo similar aos demais meios de transporte, com exceção de algumas especificidades. A principal função deste procedimento é conferir o peso em relação ao volume que a mercadoria a ser transportada ocupará na área de carga do avião.

Por meio do cálculo de cubagem é possível chegar a um valor justo em termos de frete. Até porque, algumas encomendas podem ocupar pouco espaço, mas terem um peso substancial (carga densa), ou ao contrário (carga volumosa).

Continue a leitura para entender qual é a fórmula utilizada para indicar a relação entre o volume e o peso de encomendas no modal aéreo!

O que é e para que serve o cálculo de cubagem?

De forma simples e direta, a cubagem é uma grandeza que relaciona a massa e o volume das cargas, com o objetivo de otimizar o transporte. 

Logo, o cálculo de cubagem apropriado torna possível a utilização do maior espaço possível destinado à carga que não ultrapasse a capacidade de peso do veículo.  Além de evitar que ele não saia muito pesado de sua origem com um pequeno volume ocupado.

A fim de entender melhor para que serve o cálculo de cubagem, visualize o seguinte: uma carga de um material muito leve, que ocupa um grande volume no meio de transporte. 

Isso quer dizer que este tipo de carga, mesmo tendo um peso abaixo da capacidade máxima, precisaria de uma viagem exclusiva. Por isso o fator de cubagem é ideal para uma cobrança mais justa pelos serviços prestados.

Ou seja, essa otimização do transporte que o cálculo de cubagem possibilita é vantajoso tanto para quem transporta, como para o cliente – que irá pagar um custo mais justo de acordo com o serviço solicitado.

Cálculo da cubagem aérea

Para calcular a cubagem em transporte aéreo, o procedimento é simples e muito similar à como é calculado em outros meios de transporte.

As dimensões de altura, largura e comprimento da caixa com a mercadoria devem ser multiplicadas para se obter o seu volume. Este será associado ainda a um fator de cubagem – constante estabelecida para cada meio de transporte.

Os fatores considerados para o cálculo de cobrança de frete são:

  • Peso Bruto: peso da carga + embalagem (Peso real da carga mais o peso da embalagem)
  • Peso Cubado: Volume, peso e espaço (Relação entre o volume, peso da carga e o espaço que ele irá ocupar dentro da aeronave)
  • Peso Taxado: será considerado o que for maior entre o peso bruto e o peso cubado.

O maior deles será usado como base de cálculo pelas companhias aéreas.

Entendendo mais com as fórmulas

Então, para realizar o cálculo, consideram-se as dimensões do produto em comprimento, largura e altura, e também fator cubagem em uma operação de modal aéreo.

No caso de ter mais de uma carga com as mesmas características de tamanho e peso, basta multiplicar a quantidade de caixas pelo peso cubado:

PESO CUBADO = QUANTIDADE DE CAIXAS x [ALTURA (m) x LARGURA (m) x COMPRIMENTO (m)] x 166,667 (FATOR DE CUBAGEM)

Exemplo: Uma empresa precisa transportar 80 caixas de 0,1 m x 0,1 m x 0,1 m, cada uma com 1 kg, o cálculo da cubagem será:

PESO CUBADO = 80 x [0,1 x 0,1 x 0,1] x 166,667 = 13,333 kg

Assim, apesar da carga total ser de 80 kg, na cubagem aérea seria equivalente a 13,333 kg de carga.

Geralmente as operações aéreas de carga contam com pacotes e caixas menores, se tratando de medidas em centímetros. Por isso é feita uma transformação no fator de cubagem, de quilos para metros cúbicos.

Sabemos que pelo cálculo da cubagem aérea, 166,667 kg correspondem a 1 metro cúbico, ou seja, basta uma regra de três para saber que 1 kg é equivalente a 0,006 metros cúbicos, ou 6000 centímetros cúbicos.

Então, o cálculo de cubagem no modal aéreo também pode ser feito:

PESO CUBADO = QUANTIDADE DE CAIXAS X [ALTURA (CM) X LARGURA (CM) X COMPRIMENTO (CM)] / 6.000

Seguindo o exemplo anterior: será transportado 80 caixas de 10 cm x 10 cm x 10 cm cada uma com 1 kg, assim sendo:

PESO CUBADO = 80 x 10 x 10 x 10/ 6000 = 13,333 kg

Isso prova que em ambas as unidades de medida, a conversão chega no mesmo resultado! 

Neste artigo esclarecemos o que é o cálculo de cubagem, para que ele serve e como pode ser feito no modal aéreo. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer realizar uma cotação de frete, clique abaixo e entre em contato conosco!

Cotação de frete para painéis solares

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo