Tão competitivo quanto se encontra o mercado atual, se faz necessário para algumas empresas optar pelo transporte aéreo para levar suas mercadorias aos seus respectivos destinos.
E, quando se trata principalmente de produtos perecíveis, o mais aconselhável e inteligente a se fazer é optar pelo modal aéreo. As vantagens são muitas, mas em contrapartida, é preciso ficar atento as leis e cuidados que devem ser tomados durante todo o processo logístico.
Nesse sentido, continue a leitura para entender como funciona a operação aérea de carga perecível e suas vantagens!
Como funciona o transporte aéreo de carga perecível?
A logística de produtos perecíveis é bem complexa. Por terem um ciclo de vida curto e de rápida deterioração, requerem acompanhamento maior do que cargas não perecíveis.
Não por menos, o modal aéreo é a opção indicada para realizar o processo de transporte de carga perecível.
Um dos critérios quanto ao transporte deste tipo de carga é que, quando embarcadas, as cargas precisam ter uma etiqueta especial, que as identifique como produtos perecíveis. Mas o processo envolve mais alguns passos importantes, como:
- Preservação da carga: deve-se saber a natureza dos materiais e quais podem ser as consequências de uma possível perda. Além de que a preservação dos itens pode envolver desde temperatura e ventilação a iluminação e prazo.Ou seja, é necessário se atentar às características da respectiva carga e identificar quais cuidados são necessários durante todo o processo e, logo, adotar procedimentos que contribuam para a redução das perdas.
- Embalagem: este item está ligado à preservação das mercadorias, já que conforme a carga, ela precisa de cuidados especiais com as embalagens para transporte e, o mais correto é que cada item tenha uma embalagem específica, considerando suas dimensões e sua natureza. Para itens perecíveis, questões como manuseio adequado e restrições de empilhamento também devem ser realizadas. Inclusive, há casos em que é necessário utilizar mais de um tipo de embalagem para envolver os produtos.
Profissionais que otimizam o transporte aéreo de cargas perecíveis
Sem dúvidas, estar alinhado com seu agente de cargas pode ajudar muito no transporte aéreo de cargas perecíveis.
Afinal de contas, neste processo se analisa a carga, os seus riscos e que tipo de acompanhamento precisa ser feito. Ou seja, a parceria com um operador logístico de qualidade é essencial.
Sobre os cuidados acerca da operação aérea de carga perecível, é preciso ter um controle rigoroso de todas as etapas, para assim garantir que todos os envolvidos estão seguindo os requisitos necessários.
Importante frisar que a etapa de transporte é a mais vulnerável e sujeita a riscos em todo o processo. Já que esta deve estar em ideal sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação das mercadorias.
Atrelado a tudo isso, a urgência na entrega e o curto ciclo de vida do tipo de carga, a escolha ideal que se sobressai é o transporte aéreo. Isso porque, essa solução conta com prazos bem menores, além de que em muitos casos, reduz a quantidade de manuseios necessários até a entrega no destino final.
Como proceder com o transporte de alimentos perecíveis?
A operação aérea de carga perecível, essencialmente de produtos alimentares, exige medidas de controle de temperatura – o transporte deste tipo de produto está sujeito a normas muito exigentes que visam preservar a qualidade dos produtos alimentares.
Se tratando dos alimentos perecíveis, além da norma geral relativa ao transporte de mercadorias, eles estão regulados também pelo Acordo Internacional de Transportes.
O intuito desse acordo é assegurar que as mercadorias perecíveis cheguem ao destino em devidas condições de consumo.
Como os alimentos perecíveis precisam ser transportados em baixas temperaturas – para não prejudicar sua integridade e qualidade, o modal aéreo é ideal para a internacionalização.
Além disso, cada tipo de alimento deve ser conservado a uma temperatura específica, processo que demanda recursos como refrigeradores ou caloríficos.
Vantagens desta operação logística
No decorrer deste conteúdo frisamos alguns benefícios que acompanham o transporte aéreo de carga perecível e vale citar mais alguns pontos interessantes desta operação.
Uma das maiores vantagens de transportar produtos perecíveis pelo modal aéreo é o tempo.
Isso porque, é possível percorrer longas distâncias em um curto espaço de tempo, com elevado nível de segurança, comodidade e agilidade quando comparado a outros modais de transporte. Além disso, você conta com:
- Maior segurança no transporte: o modal aéreo apresenta menor índice de acidentes. Além do mais, possui uma baixa taxa de ocorrência de furtos e roubos;
- Menor custo de embalagem: este ponto não é regra, mas é comum em muitos casos. Pois, devido às condições de transporte favoráveis e o manuseio diferenciado, o custo de embalagens reforçadas acaba não sendo necessário;
- Maior cuidado com a carga: fator importantíssimo no modal aéreo de carga perecível é o controle de qualidade mais rigoroso. A carga é tratada de forma adequada em todo o processo, de modo a garantir total integridade.
E então?
Como você viu neste conteúdo falamos sobre como funciona a operação aérea de carga perecível, os principais desafios, exigências e vantagens do processo.
Nesse sentido, diante de tantos cuidados para o transporte deste tipo de mercadoria, é essencial contar com um agente de carga capacitado e experiente no mercado para te auxiliar em toda a operação!
Quer ter uma logística segura, ágil e de qualidade da sua carga perecível? Então entre em contato conosco e solicite uma cotação de frete!