Carga projeto: saiba mais sobre essa solução para cargas especiais

Uma boa carga projeto é aquela capaz de enfrentar todos os desafios que envolvem o transporte de itens muito grandes ou com características físicas que não correspondem aos padrões dos meios de transporte comuns!

Confira, a seguir, o que significa esse conceito, qual a sua função e os seus principais benefícios. Além disso, descubra o que valorizar ao contratar uma empresa especializada na área. E ainda, fique por dentro de alguns casos reais de sua aplicação. 

Descubra o que é carga projeto e qual a sua função

O conceito de carga projeto diz respeito aos carregamentos que contam com dimensões ou pesos que não correspondem aos padrões tradicionais encontrados nos diferentes modais de transporte.

Seu uso é aplicado a itens como reatores, plataformas, pás eólicas, geradores, guindastes, entre outros com medidas que não podem ser adequadas a contêineres, caminhões e demais meios de transporte convencionais.

Da saída do fornecedor ao processo de transporte e armazenagem à entrega no destino final, é necessário um amplo planejamento logístico, que precisa considerar absolutamente todas as etapas do trajeto.

Seja no fretamento de carretas adaptadas, de espaços ampliados em trens, em soluções de transporte marítimo ou até no aluguel de aeronaves, são necessários diferentes estudos, intervenções e análises de viabilidade.

Imagine, por exemplo, que uma usina precise ser transportada entre duas cidades distantes. Suas dimensões fazem com que essa tarefa seja impossível sem que o trânsito das rodovias que ela atravessará seja afetado.

Sendo assim, mais que considerar as possibilidades dos diferentes modais disponíveis, levando, por exemplo, a carga em um avião ou navio adaptado para as suas dimensões, é preciso também considerar todos os pormenores logísticos.

As estradas em que a usina passará antes e depois do aeroporto ou porto marítimo deverão ser interditadas e o departamento de trânsito precisará ser acionado. Enquanto isso, será preciso alugar um galpão para protegê-la, entre outras situações.

Não importa qual seja o perfil dos itens transportados e modais disponíveis, a carga projeto deve sempre prezar pela integridade e segurança dos materiais, além do melhor padrão de agilidade e custo-benefício de todo o transporte.

Descubra, no item a seguir, todas as vantagens que esse tipo de operação pode agregar para a sua empresa.

Saiba quais são os principais benefícios

Ao contratar um serviço de carga projeto, as empresas garantem a logística adequada para os materiais que precisam transportar.

Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Amplo planejamento que garante segurança e confiabilidade no transporte de cargas especiais
  • Possibilidade de utilizar diferentes modais de transporte
  • Estudo de viabilidade para que os meios de carregamento e modais mais viáveis sejam utilizados
  • Melhor poder de negociação com transportadoras e terminais graças ao conhecimento e experiência dos operadores especializados na área
  • Mais tranquilidade para quem envia e recebe a carga, já que tudo ficara sob a responsabilidade de uma empresa terceirizada
  • Obtenção da melhor agilidade possível, também por conta do amplo planejamento realizado
  • Alinhamento às exigências legais de transporte.

Para que essas vantagens sejam possíveis, porém, é indispensável certificar-se de que os operadores da sua carga projeto estejam devidamente preparados para essa missão!

No próximo item, veja os detalhes mais importantes que devem ser priorizados pelos negócios que desejam contratar esse tipo de operação logística.

Entenda o que precisa ser valorizado nesse tipo de operação

Quando tratamos sobre carga projeto, alguns cuidados são imprescindíveis e devem ser observados pelos contratantes que procuram por uma empresa especializada na área.

O primeiro e mais importante deles é certificar-se de que os responsáveis contam com experiência, amplo conhecimento na área, além de estrutura capaz de atender todas as demandas necessárias nesse tipo tão específico e desafiador de logística.

Operadores logísticos que contam com uma equipe exclusiva para os serviços de carga projeto e uma ampla rede de profissionais especializados nesse tipo de operação podem fazer toda a diferença nos seus resultados práticos e financeiros.

Mais que um bom poder de negociação com terminais nacionais para descargas especiais, é preciso também que a empresa desempenhe um planejamento minucioso e focado em cada detalhe do processo.

A minimização de riscos deve ser prezada não só durante a organização logística, mas também durante a contratação de fretes e seguros.

É preciso certificar-se de que o operador logístico seja capaz de atuar em diversos segmentos, para que todas as necessidades e demandas do seu negócio sejam realmente sanadas!

Confira alguns casos reais em que a carga projeto fez a diferença!

Para se ter uma ideia dos desafios que envolvem uma carga projeto, é possível citar algumas operações realizadas pela DC Logistics Brasil, que há mais de 10 anos é referência no setor.

Durante o transporte de uma máquina de polimento de telha cerâmica inteira da Itália para o sul do Brasil, por exemplo, foi manejada uma remessa de duas partes soltas com 33,5 toneladas cada.

Buscada em 3 pontos diferentes no nordeste da Itália e enviada de Livorno para Navegantes, em solo brasileiro, ela media 16,90m de comprimento x 2,40m de largura x 2,40m de altura.

Ambas as partes foram enviadas soltas em um mesmo navio, carregadas e amarradas em uma cama de contêineres flat racks junto dos acessórios, embarcados em 1 x 40’ flat rack, 10 x 40’ OT e 2 x 20’ OT, tudo sob o mesmo Conhecimento de Carga.

Em outro serviço, uma remessa de 6 partes soltas, que continha uma grande turbina de 42,9 toneladas, foi enviada de Paranaguá, no Brasil, para Port Hueneme, Califórnia, nos EUA.

Para esse item de maior porte, foi utilizado um reboque MAFI, enquanto as peças menores eram embarcadas no navio por empilhadeira e manuseadas soltas. A carga foi transportada de Port Hueneme para o Havaí por um agente parceiro local, que fez o transbordo e controlou a remessa até a entrega ao importador.

Muitos outros casos poderiam ser mencionados – a empresa inclusive já transportou uma grande carga no avião Antonov 124, o segundo maior cargueiro do mundo – mas essas duas situações demonstram como experiência e qualificação são fundamentais!

Se a sua empresa precisa de um serviço completo de carga projeto e deseja contar com todo o padrão de qualidade da DC Logistics Brasil, clique abaixo, entre em contato conosco e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicite uma cotação

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine a nossa Newsletter

Notícias Mais Lidas

Categorias

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo