BLOG DC / Como funciona a Declaração Única de Exportação (DU-E)?

Como funciona a Declaração Única de Exportação (DU-E)?

Em julho deste ano, passou a ser obrigatória a utilização do DU-E, Declaração Única de Exportação em todo o Brasil. A DU-E é uma das mudanças mais importantes que ocorreram dentro do ramo de comércio exterior no País, pois, ela traz mais eficiência às operações e reduz a burocracia dos processos.

O que é a DU-E?

A Declaração Única de Exportação consiste em um documento eletrônico que define o posicionamento da operação de exportação e auxilia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística. A DU-E busca adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações, de maneira a realizá-los de forma eficaz e segura, sem causar atrasos desnecessários ao fluxo das exportações.

A DU-E, está integrada com a Nota Fiscal Eletrônica e garante melhor rastreabilidade e controle das operações, e reduz pelo menos 60% no número de informações prestadas. As informações para preenchimento da DU-E serão importadas a partir do xml da nota fiscal, não sendo mais permitido cartas de correção para diversos campos da nota. Por isso, a importância da inserção de dados corretos e sistemas sempre atualizados. Caso seja detectado algum erro na nota a empresa terá reemiti-la.

Quais os beneficios da DU-E?

Com o novo processo de exportações, os principais benefícios para os exportadores são:

  • Eliminação de documentos, como Registro de Exportação, Declaração de Exportação e Declaração Simplificada de Exportação.
  • Eliminação de etapas processuais.
  • Cerca de 60% de redução no preenchimento de dados – o número de informações exigido na exportação deve cair de 98 para 36.
  • Automatização da conferência de informações.
  • Guichê único entre exportadores e governo.
  • Fluxos processuais paralelos – despacho aduaneiro, movimentação da carga e licenciamento e certificação deixam de ser sequenciais e terão redução de tempo.
  • Expectativa de redução de 40% do prazo médio para exportação.

Saiba mais sobre DU-E, entre em contato com a DC Logistics Brasil: www.dclogisticsbrasil.com

2 respostas
  1. DC Logistics Brasil diz:

    Bom dia Marcos,
    Não tem um número limite, desde que seja respeitado o limite de 99 itens para DUE manual e 999 itens para DUE automática.
    Abraço!

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.