BLOG DC / Empresas do Sudão interessadas em importar equipamentos agrícolas e commodities brasileiros

Empresas do Sudão interessadas em importar equipamentos agrícolas e commodities brasileiros

Alimentos, máquinas e equipamentos agrícolas são os principais produtos procurados por empresas sudanesas no estande brasileiro na 33ª Feira Internacional de Cartum, capital do Sudão. O Brasil participa da mostra por meio de uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Ministério das Relações Exteriores. Além da Câmara Árabe, a fabricante de chuveiros elétricos Fame tem representante no evento.

De acordo com o coordenador de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, João Paulo Paixão, empresários locais e de outros países do Norte da África têm interesse em comprar mel, farelo de soja, açúcar e algodão, entre os produtos básicos, e silos de armazenagem, máquinas agrícolas, partes de portas, janelas de alumínio e farmacêuticos, entre os manufaturados. Outros produtos brasileiros têm recebido consultas.

“Em termos de visitação, temos recebido interessados no Brasil, em busca de máquinas agrícolas, como trituradores, e alimentos como o café”, afirmou Paixão. Ele está divulgando entre empresários locais, da Tunísia e da Argélia, a feira do setor supermercadista Apas, que é realizada todos os anos em São Paulo e que recebe compradores internacionais.

Segundo Paixão, o governo do Sudão está incentivando a entrada de fornecedores de outros países no mercado local de açúcar. Recentemente, o país retomou as importações de açúcar. A demanda pelo produto está crescendo devido ao aumento do consumo da própria população, ao crescimento do número de refugiados vindos da Eritreia e Somália e porque empresários estabelecidos no Sudão estão reexportando a commodity para outras nações africanas.

Paixão participou também de um encontro entre os organizadores da feira, representantes das empresas que participam da mostra e técnicos do governo. Nesta reunião, o governo apresentou os benefícios concedidos a empresas que investem nas zonas francas do país, como isenções de impostos.

A Fame ocupa um espaço de 12 metros quadrados no estande brasileiro. A empresa levou sua linha de chuveiros elétricos, um produto ainda pouco conhecido no Sudão. Ainda há, no país, dúvidas sobre como o aparelho funciona, como evitar choques e como instalá-lo corretamente. Esta não é a primeira participação da Fame no evento. A empresa já tem um representante local.

Outros participantes de destaque no evento são Alemanha, Etiópia e Tunísia. Os tunisianos, por exemplo, levaram além de produtos agrícolas, equipamentos manufaturados. A feira é multissetorial e será realizada até o próximo dia 01.

Fonte: ANBA

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.