Exportação de açaí ganha força no Brasil: saiba como funciona

A exportação de açaí vem apresentando uma fruta tipicamente brasileira ao mundo, encontrada em grande quantidade na região amazônica e valorizada pela sua riqueza nutricional.

Durante muitos séculos os povos indígenas da região Amazônica usaram essa deliciosa fruta como ingrediente de suas dietas, no entanto, foi apenas nas décadas de 1980 e 1990 que esse produto passou a ser consumido em larga escala, quando passou a ser servido com:

  • tapioca,
  • farinha de mandioca,
  • pirão para acompanhamento ao peixe assado ou camarão.

A partir dessa descoberta, essa fruta ganhou espaço e conquistou todo o Brasil, mas sendo especialmente servida como um creme e acompanhada por frutas, granola, leite condensado, leite em pó e afins, ou seja, um grande sucesso nacional.

Acontece que o sabor delicioso e apreciado por brasileiros ganhou também outros mercados e a exportação de açaí virou uma realidade que vem trazendo grandes resultados para empreendedores e produtores dessa fruta!

Extrativistas do Amapá fecham contrato para exportação de açaí para os EUA

A região Norte do país é responsável por mais de 98% da produção brasileira desse fruto, com destaque para o estado do Pará.

No entanto, foi no Amapá que os extrativistas fecharam um contrato de exportação para os Estados Unidos.

Um detalhe importante é que, nesse caso, o açaí passou por um processo de liofilização, o que possibilitou o embarque do produto no formato de pó.

De acordo com a Cooperativa AmazonBai, responsável pela operação, a exportação de açaí para os norte-americanos foi de 10 toneladas, garantindo aos 144 cooperados um faturamento de R$ 2,4 milhões.

Esse resultado motivou a comunidade de Bailique, um arquipélago do Amapá, a elevar a produção local de 75 toneladas para 350, uma vez que existem outros 4 países da Europa que também vêm importando esse produto.

Como funciona a exportação de açaí

Como se observa, a exportação de açaí é uma ação que vem conquistando espaço e apresentando esse produto típico brasileiro para o mundo.

As expectativas são as melhores possíveis e outras 5 cooperativas da região norte já estão interessadas em desenvolver ações voltadas à produção e exportação dessa fruta.

Diante dessa realidade, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que se tenha sucesso no processo de comercialização com o mercado exterior, tais como:

Formas de comercialização

A exportação de açaí pode tanto ser realizada no formato de creme ou purê, podendo o produto ser comercializado em polpa ou em pó.

Como vimos, os norte-americanos preferem no formato em pó, uma vez que a fruta é beneficiada e desidratada, o que significa um retorno financeiro 400% superior ao pago pela polpa in natura.

Para os importadores, o açaí liofilizado dispensa a logística fria e aumenta significativamente a durabilidade do produto, uma vantagem percebida pelos compradores.

Normas e certificações

As normas e certificações também são fundamentais para se alcançar o sucesso nessa operação, porém, elas variam de acordo com o país comprador.

Nos Estados Unidos, em particular, a certificação precisa atender às exigências da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal daquele país responsável por regulamentar a segurança, qualidade e eficácia dos produtos alimentares comercializados em seu território.

No caso específico da negociação do Amapá, a cooperativa Amazonbai possui os seguintes certificados que oferecem a credibilidade à operação:

  • FSC Gestão Florestal Responsável,
  • Produto Vegano SVB,
  • BR-BIO 154 Brazil Agriculture,
  • USDA Organic,
  • Produto Orgânico Brasil,
  • Amapá Produto do Meio do Mundo.

Cuidados durante o transporte

Por fim, para que se alcance o sucesso na exportação de açaí, é fundamental contar com um parceiro logístico de confiança que possa garantir a segurança de toda a operação.

É fundamental contar com a expertise de quem atua no mercado logístico internacional e conhece os detalhes que envolvem essas operações.

Para isso, vale a pena conhecer a DC Logistics Brasil, uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, oferecendo soluções logísticas para centenas de empresas distribuídas por todo o país.

Entre em contato e avalie os diferenciais que a DC oferece para a realização da exportação de açaí!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo