Frutas brasileiras batem recorde de exportação

Os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que seis frutas brasileiras (mamão, manga, melancia, melão, uva e limão) bateram recordes de exportação durante o primeiro quadrimestre de 2017.

Os resultados surpreendem agentes do setor, já que o primeiro semestre foi de exportações menos volumosas. Os principais fatores para o saldo positivo foi o maior volume de fruta disponível no Brasil e o enfraquecimento da demanda no mercado interno. O clima no Brasil em 2016, que favoreceu o desenvolvimento das frutas, desencadeou um maior volume e melhorou a qualidade, também contribui para a quebra de recorde.

A uva teve a exportação favorecida pela crescente demanda por novas variedades cultivadas no Brasil. Já as vendas de melão e melancia para o Exterior foram impulsionadas pelo maior volume contratado previamente, resultado da boa procura de países compradores.

De acordo com a Secex, as baixas cotações das frutas no mercado doméstico também estariam impulsionando as vendas externas. No último Ranking da HF Brasil – Abril/2017, duas destas variedades apresentaram as maiores reduções nos preços frente a março/17, de 55% para o mamão havaí e de 13% para a melancia.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo