A importação de flores é um bom negócio no Brasil, afinal, trata-se de um produto que é muito bem recebido pelo nosso povo e movimenta somas importantes em todo o país.
Conteúdo
De acordo com Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o Brasil produz 15.600 hectares desse produto, representando, portanto, 8% da produção mundial.
No entanto, tem um generoso espaço para os produtos importados, uma vez que existem em nosso país 680 empresas atacadistas e aproximadamente 25.000 pontos de vendas nesse segmento.
A Ibraflor prevê um crescimento de 5% a 6% no mercado para 2025, em comparação com o ano anterior.
E a importação de flores e de plantas colabora para o sucesso do setor, portanto, é importante conhecer um passo a passo a esse respeito para que todo o processo seja desenvolvido de acordo com as exigências legais!
- Qual a representatividade do Brasil na produção mundial de flores?
- Quantas empresas atuam no setor de flores no Brasil?
- Qual é a expectativa de crescimento do mercado de flores no Brasil em 2025?
O mercado global para importação de flores e a posição do Brasil
O Brasil não é reconhecido globalmente como um importante importador de flores e plantas, até porque, como vimos anteriormente, possuímos uma estrutura interna interessante no que diz respeito à produção desses produtos.
No entanto, buscamos, nos três maiores produtores mundiais, outras espécies que conquistaram o gosto de milhares de brasileiros.
Esse é o caso dos Países Baixos (maior produtor e exportador do mundo), Colômbia e Equador.
- Quando a demanda por flores aumenta no Brasil?
Os períodos de maior demanda para esses produtos em nosso país estão ligados a comemorações, com destaque para:
- Dia das Mães,
- Dia dos Namorados,
- Dia das Mulheres.
Nesse período, os desafios logísticos para a entrada dos produtos no Brasil são grandes, uma vez que as flores e plantas precisam de toda uma condição especial para poderem estar nas condições ideais de vendas, portanto, torna-se imprescindível reunir qualidade e agilidade nesse processo.
- Documentos obrigatórios para importação
- Exigências fitossanitárias (PVIA e ARP)
Passos essenciais para a importação de flores
As plantas, de um modo geral, são divididas em 6 categorias, cada uma delas com condições específicas em termos de documentação para o processo de importação.
Já as flores fazem parte das categorias 2 e 3, onde os seguintes documentos precisam ser providenciados no processo de importação:
- requerimento para fiscalização de produtos agropecuários (FORMULÁRIO V),
- autorização de importação, quando couber,
- certificado fitossanitário original,
- documentação aduaneira da mercadoria (LI ou LSI),
- cópia da fatura (Invoice),
- cópia do Conhecimento ou Manifesto de carga.
É importante verificar se os produtos a serem importados fazem parte da lista de Produtos Vegetais com Importação Autorizada (PVIA), uma condição importante para evitar a entrada de flores ou plantas infectadas por pragas no Brasil.
Caso o produto não faça parte da PVIA, será necessário a realização da Análise de Risco de Praga (ARP) para o estabelecimento de requisitos fitossanitários.
Os produtos importados precisam atender aos procedimentos do ponto de entradas, como a inspeção e normas de embalagem, além do pagamento de tributos e taxas exigidos pela Receita Federal.
É muito importante que o importador acompanhe com frequência as atualizações regulatórias que podem modificar as condições da importação de flores e plantas, evitando problemas com a liberação da carga.
- Documentos obrigatórios para importação de flores
- Exigências fitossanitárias (PVIA e ARP)
Logística e desafios do transporte de flores
A logística é um dos pontos críticos da importação de flores. Por serem produtos delicados, elas precisam de transporte rápido e refrigerado, tanto na importação aérea quanto no transporte rodoviário até os distribuidores.
As melhores práticas para garantir a qualidade das flores importadas incluem:
- Transporte aéreo em voos diretos, reduzindo o tempo de trânsito.
- Controle de temperatura e umidade desde a origem até o destino.
- Logística eficiente no Brasil, com transporte rodoviário rápido e adequado.
O segredo para o sucesso está na agilidade e na segurança da operação, evitando perdas e garantindo a melhor qualidade dos produtos.
Conte com a DC para uma Importação Segura!
A importação de flores pode ser um desafio, mas você não precisa enfrentar isso sozinho. A DC é especialista em logística internacional e garante um processo seguro, rápido e eficiente.
- Suporte completo na importação e regularização da carga
- Logística especializada para produtos sensíveis
- Cumprimento rigoroso das normas regulatórias
Quer importar flores sem dores de cabeça? Fale com a DC e garanta o sucesso do seu negócio!
Leia Também: