BLOG DC / PIM vai receber primeiro equipamento ecológico em operação no País

PIM vai receber primeiro equipamento ecológico em operação no País

O PIM (Polo Industrial de Manaus) vai receber novos guindastes para movimentação de contêineres ou RTGs (Rubber Tyred Gantry Cranes) a fim de agilizar as atividades de movimentação de cargas. Os equipamentos adquiridos pelo Porto Super Terminais são os primeiros RTG’s “Emissão Zero” da Kalmar a entrar em operação no Brasil.

Na Europa, estes equipamentos já são plenamente utilizados e difundidos. Os novos RTGs vão substituir parte da frota de empilhadeiras pesadas (Reach Stackers) que são usadas atualmente na movimentação de contêineres dentro do terminal.

Para o gerente geral do Super Terminais, Bruno Waskow, os novos guindastes vão proporcionar maior capacidade e aumento de produtividade durante a movimentação de cargas. “Com a implantação destes equipamentos haverá menos movimentações, portanto, ganho de produtividade de mais de 30% e aumento da capacidade estática em torno de 35%”, explicou.

Com os novos RTGs, haverá maior agilidade na entrega e uma significativa redução de emissão de gases poluentes bem como o consumo de Diesel. Mais importante que o ganho de eficiência operacional, é o benefício ao ambiente. Enquanto um RTG convencional consome 25 litros de diesel por hora emitindo gases poluentes, um RTG elétrico deixa de emitir 266 toneladas de CO2 ao ano.

Fonte: Guia Marítimo

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.