BLOG DC / Plantio DC 2021: participe e contribua com o futuro das pessoas!

Plantio DC 2021: participe e contribua com o futuro das pessoas!

Plantio DC

A cada carga fechada, uma árvore é plantada. Esta é a dinâmica do Plantio DC, uma importante iniciativa de responsabilidade socioambiental, que realizamos todos os meses de junho desde 2010.

E, em 2021, o Plantio DC continua semeando nosso compromisso com o meio ambiente. Então, se você fechou uma carga conosco este mês, saiba que além de contar com a alta performance na logística internacional, está contribuindo com um futuro melhor para todos.

Quer entender melhor como ocorre o Plantio DC e seus resultados? Então acompanhe todas as informações que listamos sobre a iniciativa aqui.

Plantio DC: colhendo bons resultados desde 2010

Na DC Logistics Brasil, nós amamos, respiramos e cuidamos da natureza. Desta forma, entendemos que o Plantio DC é mais que um projeto: é uma forma de nos reconectarmos com o meio ambiente. Para, assim, devolver ao planeta um pouco do que ele nos proporciona diariamente.

Pensando nisso, em 2010, criamos esta ação ecológica que ocorre sempre em junho, porque é neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, todo dia 5.

Nesta iniciativa, não só envolvemos a nossa equipe, como também nossos clientes. Pois o plantio de cada muda só ocorre a cada carga fechada neste período. Desta forma, incluímos os parceiros nesta jornada rumo ao futuro mais consciente e sustentável.

Hoje, já são mais de 38,6 mil árvores plantadas. E juntas elas beneficiam nosso ambiente, saúde e até mesmo proporcionam mais bem-estar à comunidade. Todo o histórico e os principais benefícios do nosso projeto podem ser acessados no site do Plantio DC.

Plantio DC
Hoje, já são mais de 38,6 mil árvores plantadas pelo Plantio DC.

Reduzindo os impactos ambientais da logística internacional

O Plantio DC é uma das formas que encontramos para reduzir o impacto ambiental. Afinal, o setor logístico envolve o uso de muitos veículos e outros processos que geram poluição ao meio ambiente.

A geração de resíduos do modal aéreo e marítimo, por exemplo, envolve muito mais que a queima dos combustíveis. É importante considerar fatores como a refrigeração e armazenamento de cargas perigosas que, se descartadas ou manuseadas de forma incorreta, podem contaminar a natureza e até mesmo as pessoas envolvidas.

Além disso, os resíduos sólidos e orgânicos gerados em aeroportos e portos também contribuem com o acúmulo de poluentes no planeta. Para completar, a movimentação de cargas ainda envolve o uso de transportes terrestres.

Hoje, no Brasil, existem mais de 400 mil caminhões que estão em estado de deterioração, por exemplo, pois foram substituídos por veículos mais modernos. Isso pode gerar prejuízos ao solo e lençol freático, além de contribuir com a proliferação de pragas urbanas. As informações foram compartilhadas pelo portal eCycle.

Como plantar árvores pode resolver o problema?

Quando estiver em um ambiente aberto, olhe ao redor e responda: quantas árvores você vê por perto? Elas estão presentes nas ruas, parques e quintais, mas poderiam ser encontradas em maior quantidade, não é mesmo?

As árvores têm uma importância muito grande para nosso futuro, pois além de criarem um ambiente mais tranquilo e esteticamente agradável, fornecem oxigênio, favorecem o controle térmico e até são fontes de alimentos.

Aqui estão algumas razões para promovermos o Plantio DC e semearmos esta prática de plantar árvores em nossa sociedade:

Plantio DC

De acordo com a fundação Funverde, uma árvore adulta absorve até 250 litros de água do solo por dia. Desta forma, elas contribuem com ambientes urbanos em que o acúmulo de água resulta em prejuízos como enchentes.

Ainda ajudam a reduzir problemas de erosão, uma vez que as camadas de folhas que caem das árvores protegem os solos da água. Além disso, suas raízes absorvem matérias orgânicas – incluindo fezes de animais de diversas espécies – e nutrientes usados para a fotossíntese.

E, também segundo a Funverde, uma árvore transpira, em média, 400 litros de água. Com isso, acaba refrescando o ambiente em que está plantada, proporcionando o equilíbrio térmico. Este efeito equivale a, por exemplo, o funcionamento de 5 equipamentos de ar-condicionado.

Para completar, veja como as árvores beneficiam o meio ambiente ao absorverem o dióxido de carbono e produzirem o oxigênio:

Este é só um dos diversos projetos que temos de responsabilidade socioambiental!

Aqui você conheceu apenas uma das diversas iniciativas realizadas e apoiadas por nós, para tornarmos o mundo melhor. E recentemente apresentamos as principais delas aqui em nosso blog.

Afinal, o desenvolvimento sustentável é fundamental para garantirmos um futuro com mais qualidade de vida para as próximas gerações.

Porque o nosso planeta já está correndo risco, e se não agirmos juntos agora, o amanhã pode estar comprometido.

Então, com o Plantio DC e todas as nossas iniciativas, buscamos estimular nossos clientes, como também fornecedores e os próprios colaboradores a agirem por uma cadeia logística mais verde.

Assim, valorizamos os conceitos e práticas em prol do meio ambiente dentro e fora da DC Logistics Brasil.

Desta forma, estamos alinhados também a atual demanda dos investidores e clientes do mercado, que buscam consumir de empresas cada vez mais sustentáveis.

Esta conscientização reflete desde a valorização dos índices ESG dos negócios, como também nos posicionamentos de consumidores que consideram as atitudes ambientais no transporte e fabricação ao realizarem suas compras.

Portanto, ao fechar sua carga com a DC Logistics Brasil em junho, você acaba agregando mais sustentabilidade às operações de comércio exterior.

Quer fazer parte deste movimento? Então junte-se a DC e assuma também este compromisso com a sustentabilidade. Com você, podemos transformar o mundo e beneficiar novas gerações. Participe clicando aqui!


Participar do Plantio DC