BLOG DC / PORTO DE PARANAGUÁ COMEÇA OBRAS ESTRUTURAIS NO CAIS

PORTO DE PARANAGUÁ COMEÇA OBRAS ESTRUTURAIS NO CAIS

Para receber operações mais pesadas e permitir a dragagem de nivelamento de todos os berços para uma profundidade maior, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciou as obras para reforçar o cais do Porto, na Baía de Paranaguá. A última reforma estrutural no Porto de Paranaguá foi feita no início da década de 90.

Com investimento de R$ 89 milhões, serão colocadas cerca de 500 estacas, sendo 190 na água, que serão instaladas na beirada do porto, estas estruturas têm 26 metros de comprimento e pesam mais de 20 toneladas cada. As outras 310 serão colocadas na estrutura do cais, elas são mais finas, e também perfuram o solo, dando mais resistência ao piso.

A primeira estaca foi cravada no berço 208, trecho mais antigo do cais, que preserva algumas características de quando o porto foi criado, na década de 30. Atualmente, esta parte do porto tem profundidade de apenas oito metros e o cais suporta operações de até duas toneladas por metro quadrado, o que restringe as operações. Com a obra, o berço poderá ser dragado para 13,8 metros e vai aguentar uma pressão de cinco toneladas por metro quadrado.

“Teremos um cais inteiramente preparado para uma dragagem que nivele a sua profundidade. Assim, todos os berços poderão operar com guindastes mais pesados e vamos poder atracar navios com cerca de 80 mil toneladas”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. Até o momento, os maiores navios graneleiros que chegam a Paranaguá carregam 70 mil toneladas, no máximo.

Fonte: Portos e Navios

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.