BLOG DC / Qual a importância do certificado de origem?

Qual a importância do certificado de origem?

O Brasil é um grande exportador, tendo registrado um superávit de US$ 58,7 bilhões nas transações comerciais com o exterior em 2018, conforme dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Nossos produtos chegam a diferentes partes do mundo diariamente, especialmente commodities e outros itens destinados à China.

Porém, para que sejam bem sucedidas, as exportações precisam respeitar as exigências dos países importadores. Neste sentido, o governo brasileiro está sempre em busca de acordos comerciais para possibilitar maior competitividade dos produtos brasileiros e melhores condições comerciais. Por meio destes acordos comerciais, por exemplo, é possível que os exportadores brasileiros consigam um documento que comprove a origem da mercadoria, são os chamados certificados de origem.

Qual a importância do certificado de origem?
A certificação de origem é um documento que concede recursos preferenciais às operações com os países no qual o Brasil possui acordo comercial.
O certificado de origem certifica que o produto exportado atende todas as normas de origem com o país importador.

Vantagens do certificado de origem
Quando o exportador brasileiro opta por utilizar a certificação de origem, ele tornará seu produto mais competitivo em relação aos outros países. Além disso, ele possui algumas vantagens, são elas:

  • Tratamento alfandegário especial
  • Possibilidade de atestar a origem da mercadoria
  • Redução de impostos comerciais

A vantagem comercial mais significativa com a emissão do certificado de origem é a redução do imposto de importação, que algumas vezes pode chegar a 100%.

Quem emite os certificados de origem?
Os certificados de origem são, geralmente, emitidos pelas federações das indústrias ou associações comerciais e empresariais dos estados brasileiros.

O certificado de origem é um grande avanço comercial para os produtos brasileiros, trazendo benefícios para o importador e para o exportador.