BLOG DC / Saiba por que implementar a cultura data driven na logística é uma boa ideia

Saiba por que implementar a cultura data driven na logística é uma boa ideia

Logística Data Driven

Entre as tendências da logística, data driven é uma expressão das que mais impactam na tomada de decisão do gestor/empreendedor. No entanto, nem todo mundo sabe o que significa implementar a cultura data driven na empresa. Hoje, você vai descobrir!

Se ainda não se familiarizou com o termo, pense em um tipo de gestão orientada por dados. Sim, estamos diante da tecnologia em favor da logística. E quer saber? Entender a importância dos dados confiáveis na busca por melhores resultados é mais fácil do que você imagina.

A ideia de logística 4.0

Antes do tópico sobre o significado de data driven, vale a pena saber que esse termo está dentro do conceito de logística 4.0. O que é isso? É a transformação digital que chegou na área logística e criou uma espécie de 4ª revolução industrial nesse setor.

Logística Data Driven

Assim, temos aqui não apenas o uso de computadores e internet para se ter uma logística mais inteligente, mais eficiente, mais assertiva, mais ecológica e mais sustentável. Mas, também podemos falar de softwares, que são os programas de computadores.

Dessa forma, se existem recursos que vêm da tecnologia e podem permitir uma melhor gestão logística na sua empresa, o que você está esperando? A data driven faz parte da inteligência que pode ser aplicada em várias empresas, especialmente, no setor logístico.

O significado de data driven para a logística

A logística data driven é aquela que é orientada por dados. Esse tipo de análise permite uma tomada de decisão mais assertiva dentro de toda empresa que atua com o transporte, com a importação ou exportação e tudo mais ligado à logística.

A estratégia usa softwares de gestão para monitorar cada um dos processos da empresa. Isso poderia incluir, por exemplo, a distribuição, a coleta, o armazenamento, as informações, etc. Ou seja, torna possível integrar o processo logístico em um único lugar.

Mas, por que a estratégia data driven pode ser positiva? Porque ela traz muitas vantagens, como é o caso de permitir a criação de rotas otimizadas, de entregas inteligentes e de resultados que podem ser vistos em gráficos, por exemplo.

Um pouco de teoria…

Para quem gosta de entender os porquês, esse tópico será breve, mas serve para explicar o que é tudo isso na teoria. Os dados que podem ser usados são aqueles que formam o Big Data. Assim, imagine um monte de dados em alta velocidade.

A estratégia data driven vem para organizar esses dados e oferecer uma base de estudo para os tomadores de decisão. Logo, os dados não consideram pontos de vista, mas sim uma perspectiva aprofundada de dados confiáveis. É uma questão analítica.

Esse tipo de avaliação valiosa que algumas empresas estão fazendo, permitem conhecer padrões, tendências e relações na hora de gerar resultados. O motivo é claro: usa resultados passados, entende as causas disso e permite uma tomada de decisão mais assertiva.

O objetivo do data driven na logística

Se é possível monitorar os processos da empresa a partir de dados, ótimo. Mas, o que podemos fazer ? É importante ter essa resposta antes de começar a implementar a cultura data driven na sua empresa.

De modo resumido e rápido, leve em conta que essas informações valiosas usadas na metodologia e nos softwares podem levar você a ter uma ou mais respostas importantíssimas sobre o seu negócio de atuação. Por exemplo:

  • Quais os pontos fracos da minha empresa
  • O que eu posso melhorar em capacidade produtiva
  • Quais os problemas que eu consigo evitar
  • Como podemos nos destacar da concorrência

Assim, usando a tecnologia para a coleta e análise de dados, é possível gerar relatórios em tempo real. No entanto, se a ideia é boa, por que nem toda empresa logística aplica? Por causa da dificuldade em implementar a cultura. Descubra como vencer esse desafio no fim do artigo.

As vantagens da logística data driven

No último tópico, você viu que implementar a cultura data driven na empresa pode ser uma decisão inteligente por parte de gestores e empreendedores. Mas, trazendo isso para a realidade profissional, o que é possível notar de benefícios para as tomadas de decisões?

Logística Data Driven

É muito fácil entender isso na prática. Se você pode receber dados confiáveis na sua mão, com certeza, vai conseguir prever cenários e adaptar processos que precisam de atenção. Assim, essa estratégia atua desde a identificação de oportunidades até o aumento da produtividade.

Do lado financeiro, a data driven permite uma redução de custos devido à integração de dados em um mesmo lugar. Isso resulta na redução de erros e na melhora da busca por cotações.

Como implementar a cultura data driven na logística

O principal desafio da estratégia está justamente na implementação. Isso porque nem sempre é fácil mudar a postura dos gestores e a forma deles atuarem nas empresas. Só que essa cultura só vai acontecer se houver pessoas preparadas e dispostas a mudar.

Toda visão global da operação ainda está entre os principais desafios da logística. Porém, as empresas que saem na frente conseguem otimizar processos e conquistar resultados a partir de dados confiáveis. Inclusive, esse é o significado de data driven.

Para você que está lendo esse conteúdo e tem essa visão de futuro, leve em conta que um primeiro passo pode ser o de contar com o apoio de especialistas para automatizar os processos logísticos da sua empresa. Isso é o que vai permitir uma liderança mais engajada.

Sobre a DC Logistics

A DC Logistics pode ser essa empresa especialista que vai auxiliar você em causar um impacto muito positivo na cultura empresarial do seu negócio. Afinal, estamos diante de uma solução que visa a eficiência operacional e integrada.

O papel da DC é o de ajudar o gestor a entender esse tipo de armazenamento de dados. O que pode ser feito com o monitoramento das movimentações, das mercadorias, dos profissionais, etc. Ao invés de decisões imprecisas, esse tipo de gestão permite melhores escolhas.

Para quem ficou com alguma dúvida, vale a pena restaurar o conceito de logística 4.0, que envolve tecnologias analíticas, que permitem maior previsibilidade e, consequentemente, ações mais inteligentes.

Faça um orçamento na DC e descubra como melhorar os seus processos logísticos agora mesmo!

Ano novo Chinês