BLOG DC / Secretaria de Infraestrutura libera ordem de serviço para obras da Bacia de Evolução do Complexo Portuário

Secretaria de Infraestrutura libera ordem de serviço para obras da Bacia de Evolução do Complexo Portuário

O secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, assinou na segunda-feira, 21, a autorização para a mobilização do canteiro de obras, para que a empresa Triunfo possa dar início à primeira fase das obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí.

A obra, custeada pelo Governo do Estado, terá o custo de R$ 104 milhões e possibilitará ao Complexo – formado pelo Porto Público, APM Terminals Brasil, Portonave Terminal Portuário de Navegantes e demais terminais instalados a montante – operar navios com até 335 metros de comprimento com 48 de boca. Hoje o Complexo está limitado a operações com navios com o comprimento máximo de 306 metros. O prazo para a conclusão é de 18 meses.

A licitação para a primeira fase da obra de novos acessos foi vencida pela empresa Triunfo Engenharia e o contrato foi assinado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, em março de 2015. No entanto, entraves burocráticos no processo licitatório para a contratação da empresa que fiscalizará a obra impediram que os serviços fossem iniciados anteriormente.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, a obra é fundamental para Itajaí se manter no mercado, num momento em que os armadores estão otimizando seus serviços e ampliando os tamanhos dos navios. “É a competitividade do Porto de Itajaí e dos demais terminais que formam o Complexo que está em jogo”, acrescenta.

Fonte: Porto de Itajaí

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.