BLOG DC / Tegram entra em operação e já supera as expectativas

Tegram entra em operação e já supera as expectativas

O Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), entrou em operação no Porto de Itaqui em São Luis/MA e promete ser uma saída econômica para o Estado Tocantins e outros das regiões Norte e Nordeste com relação à exportação de grãos. O terminal está operando 100% após um período de testes desde o mês de março e segundo o consórcio que administra, já supera as expectativas. O Estado Tocantins deve ser beneficiado com maior agilidade e redução de custos de transporte de produtos que pode chegar a 40% e que serão exportados através do terminal.
Segundo o Tegran já foram embarcados este ano no Porto de Itaqui 2,3 milhões de toneladas de grãos sendo 1,97 milhão de toneladas de soja e 330 mil de milho. Deste total 20% da soja veio do Tocantins pelas vias rodoviárias e ferroviárias e 35% do milho, o maior percentual dentre os demais estados que integram o terminal.

Luiz Cláudio Santos, porta voz do Tegram, afirmou que o terminal espera embarcar até 3 milhões de toneladas de grãos ainda este ano.

Os embarques de farelo estão previstos para começar já em setembro. “O Tegram já estimula o agronegócio, este porto surgiu depois de 13 anos de espera mas perseveramos, era um anseio da cadeia produtiva e estamos vendo o sucesso do projeto”, disse.

A licitação do terminal foi aprovada em dezembro de 2011, as obras começaram em 2013 e o primeiro navio carregado de soja saiu em março sendo um marco para a operação do Tegram.

Fonte: Guia Marítimo

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.