O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), unidade da operadora logística VLI no Porto de Santos, vai aumentar a capacidade a partir de sexta-feira (5/5). A expansão é resultado de um investimento de R$ 2,7 bilhões. Com o empreendimento, o terminal, que já tinha um berço de atracação, recebeu mais três. Dois, para o embarque de açúcar e grãos, já estão prontos. Um terceiro, para a descarga das matérias-primas de fertilizantes, ainda não está concluído.
Localizado na Área Continental de Santos, o terminal fica às margens do Canal de Piaçaguera. Apesar da inauguração nesta semana, o projeto só será concluído totalmente em junho.
A expectativa da empresa de logística é aumentar o volume de cargas sem causar impactos nas estradas da região porque todo o terminal foi planejado para atender o transporte ferroviário. Ainda segundo a empresa, em menos de quatro horas é possível descarregar a carga de um trem com 80 vagões, que carrega o mesmo que 150 caminhões.
O projeto de expansão do Tiplam iniciou em 2010 e começou a funcionar no ano passado. Em junho, a VLI realizou os testes operacionais do pátio de enxofre, com capacidade para armazenar 66 mil toneladas do produto. Em novembro, teve início o embarque de grãos e açúcar. Em janeiro deste ano, o primeiro berço de atracação do projeto passou a funcionar.