Aeroportos de cargas | Um panorama da logística aérea do Brasil

A infraestrutura para a logística do comércio exterior depende muito dos aeroportos de cargas do país para funcionar de forma adequada. 

Por isso, é interessante que o profissional de Comex conheça os detalhes da logística aérea do Brasil para entender mais sobre o mercado e a capacidade de movimentação de carga de cada aeroporto.

Para ser um bom profissional de Comex, é preciso estar sempre atualizado sobre o mercado e isso inclui saber desde informações mais básicas, como o que é transporte aéreo até a capacidade atualizada dos aeroportos de cargas do Brasil. 

Pensando nisso, trouxemos um pequeno panorama da logística aérea brasileira para que você esteja bem informado sobre os principais dados dos aeroportos de cargas brasileiros. Vamos lá?

O que é importante saber sobre os aeroportos do Brasil

Primeiramente, é importante saber quais são os aeroportos disponíveis no Brasil. A Infraero disponibiliza uma lista de todos os aeroportos para que você tenha uma noção de todas as localizações para estratégia de logística, mas nem todos são de responsabilidade do Governo Federal. 

Inclusive, alguns dos maiores aeroportos de cargas também são privados e podem possuir regras diferentes daquelas praticadas dentro da Infraero. No entanto, a lista dos maiores também conta com aeroportos do Governo Federal. Vamos conhecer quais são eles?

Os 5 principais aeroportos de cargas do Brasil

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação, a ANAC, esses são os principais aeroportos de cargas do país.

Aeroporto de Guarulhos (GRU) – São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul. Ele também é um dos aeroportos mais movimentados da América Latina, perdendo apenas para o Aeroporto Internacional da Cidade do México. 

Ele está localizado em Guarulhos/SP e por isso tem uma localização estratégica para atender todo o país, uma vez que a região é um grande centro comercial que conta com uma grande estrutura logística.

O aeroporto de Guarulhos não é somente grande em volume de transporte de cargas, como também de passageiros e por isso é um dos principais do país. 

Aeroporto de Viracopos (VCP) – Campinas

Também localizado no Estado de São Paulo e perto da capital, o aeroporto de Viracopos é um dos principais aeroportos de cargas do país. 

Este é um importante centro de tráfego aéreo tanto para carga quanto para passageiros, uma vez que o aeroporto de Guarulhos opera em plena capacidade e não há condições para ampliação.

Como a região necessita de uma maior infraestrutura de logística, o aeroporto de Viracopos é uma ótima opção e se encontra em uma região excelente, com unidades de distribuição de Correios estratégicas e outras opções de logística para aumentar ainda mais a qualidade do serviço.

Aeroporto do Galeão (GIG) – Rio de Janeiro

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim é um dos principais do Brasil também localizados na região Sudeste do país. Ele foi administrado pela Infraero até o ano de 2014 e depois passou a ser gerido pela RioGaleão. 

Atualmente o Galeão conta com 26 linhas aéreas operantes e oferece rotas internacionais ligadas a diversos continentes.

Embora o aeroporto do Galeão conte com um elevado número de tráfego aéreo de passageiros, principalmente pela região turística do Rio de Janeiro, sua capacidade e importância logística é altamente relevante para o Brasil no comércio exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus (MAO)

O aeroporto de Manaus é o principal aeroporto da região norte do país e um dos principais do Brasil. Ele possui três terminais de carga aérea destinados a atender a grande demanda criada pela movimentação de mercadorias produzidas no polo industrial de Manaus, mercados de importação e exportação. 

Este aeroporto é um dos principais pontos estratégicos da região norte e ajuda a formar uma estrutura logística de distribuição que aumenta a qualidade dos serviços. 

Ainda assim, em um país continental como o Brasil, é importante que haja aeroportos como este para suprir as necessidades de regiões mais afastadas dos grandes centros comerciais.

Aeroporto Afonso Pena (CWB) – Curitiba 

O aeroporto Afonso Pena de Curitiba é também outro ponto estratégico para a logística aérea do Brasil, uma vez que fica localizado na região sul do país. 

Ele fica localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, próximo a duas rodovias importantes que ligam o sul do estado e fronteiras como o Paraguai e a Argentina.

Esse é um dos poucos aeroportos da lista dos principais que ainda é administrado pela Infraero, ou seja, está sob gestão do Governo Federal. Nos anos de 2016, 2017 e 2018, o aeroporto Afonso Pena foi eleito o melhor do Brasil 

Movimentação dos aeroportos de cargas 

Por fim, vale destacar o impacto sofrido na pandemia pelos aeroportos. Com a impossibilidade de trânsito entre países e regras específicas para entrada e saída de mercadorias e passageiros, o movimento nos terminais tende a diminuir, como em qualquer circunstância anormal de condições extremas.

Felizmente, com o reaquecimento da economia e a volta das atividades normais, o mercado se recupera e abre espaço para que o comércio exterior e o turismo voltem a movimentar os aeroportos de cargas em todo o país.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo