Entenda como funciona a consolidação de cargas perigosas na importação

Barris de óleo vermelho em paletes em armazém com empilhadeira e rolo

As cargas perigosas fazem parte do dia a dia nos processos de armazenamento, movimentação e transporte de mercadorias.

A consolidação de cargas é uma estratégia eficaz para reduzir custos logísticos e otimizar os processos de importação, contribuindo para o sucesso nos negócios internacionais.

Isso significa que é perfeitamente possível movimentar mercadorias através do modal marítimo sem precisar contratar um container exclusivo para o transporte das suas mercadorias.

No entanto, existem produtos que precisam de cuidados especiais nos processos logísticos, portanto, é fundamental a atenção para os detalhes que envolvem o transporte do que é conhecido como cargas perigosas!

Etapas do processo de consolidação de cargas perigosas

O processo de consolidação de cargas perigosas possui etapas que não podem ser desconsideradas.

A primeira delas diz respeito a uma análise minuciosa a respeito das mercadorias a serem despachadas, onde, em muitos casos, é imprescindível ocorrer uma segregação correta dessas no processo de transporte.

Essa ação é indispensável para garantir a segurança durante o transporte, evitando riscos nos mais diversos processos logísticos da operação.

São consideradas cargas perigosas todas aquelas que possuem características químicas, físicas ou biológicas que apresentam riscos significativos a:

  • saúde humana,
  • segurança pública,
  • meio ambiente.

Portanto, trata-se de materiais explosivos, tóxicos, corrosivos ou que provoquem acidentes que poderiam ser evitados a partir dos cuidados previstos em lei e no atendimento das normas estabelecidas.

  • Que tipo de carga exige cuidados especiais na consolidação?
  • O que diferencia as cargas perigosas das demais?
  • Que tipos de materiais são classificados como perigosos?

Cuidados essenciais na consolidação e transporte de cargas perigosas

Especialmente no modal marítimo, onde de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) 80% das mercadorias do mundo são transportadas por navios, esse cuidado precisa receber cuidados especiais.

Como vimos, tudo se inicia pela correta classificação e identificação das mercadorias.

A partir dessa ação, torna-se imprescindível que ocorra uma segregação adequada entre as cargas que possuem riscos reativos.

Portanto, é fundamental uma avaliação a respeito das embalagens, já que essas precisam estar conforme as normas de segurança previstas.

Além disso, é de suma importância que as equipes envolvidas em todos os processos de movimentação, guarda e transporte estejam treinados e capacitados a lidar com cargas perigosas.

O monitoramento contínuo é outra necessidade que não pode ser desconsiderada, portanto, o cumprimento rigoroso das regulamentações de segurança precisam ser atendidos.

  • Quais cuidados devem ser tomados antes de consolidar cargas perigosas?
  • Por que a segregação correta é indispensável?
  • Qual o papel das embalagens e da capacitação da equipe?

Documentação necessária para a importação de cargas perigosas

Nos processos de importação de cargas perigosas devem ser providenciados documentos que são obrigatórios, situação que pode causar problemas na movimentação das mercadorias e causar sérios prejuízos à operação.

Os principais documentos envolvidos nesse processo são a Ficha de Dados de Segurança (MSDS), além da Declaração de Carga Perigosa (DCA) e o Manifesto de Carga Geral (MDGF).

Isso significa que se torna fundamental conhecer e providenciar o atendimento às exigências estabelecidas pelas normas e regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes, tais como a Organização Marítima Internacional (IMO) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vale lembrar que o descumprimento dessas exigências impedem o embarque das mercadorias ou ainda a liberação dos produtos em solo brasileiro, especialmente quando não atendidas as exigências da Anvisa.

  • Quais são os documentos exigidos para importação de cargas perigosas?
  • O que acontece se essas exigências não forem cumpridas?

Como se observa, nesse momento é fundamental contar com especialistas que possam acompanhar todo o processo e garantir que toda a documentação e condições adequadas estejam em acordo com as normas estabelecidas.

Para isso, vale contar com a DC, uma empresa com mais de 30 anos de experiência em cargas perigosas consolidadas, portanto, esse é o melhor caminho para garantir uma operação logística de qualidade!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo