Exportação de ovos férteis movimenta o mercado avícola brasileiro

Os ovos férteis são aqueles que estão prestes a passar pelo processo de fecundação, gerando novas aves.

Eles são fundamentais para manter e recomeçar constantemente o ciclo produtivo desse mercado, uma vez que sem ovos não existem aves.

O Brasil é, atualmente, o maior exportador de carne de frango do mundo. De acordo com as expectativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), serão embarcadas quase 5 milhões de toneladas em 2024, um aumento de 4% nas exportações se comparado ao ano anterior.

Porém, além da carne de frango para consumo, estamos também crescendo na produção e exportação da genética avícola, batendo recordes e gerando receitas que no ano de 2023 ultrapassaram os US$ 240 milhões.

O mercado de ovos férteis promete grandes resultados para os empreendedores brasileiros, já que oportunidades não param de surgir, especialmente no que se refere a países que desejam importar nossos produtos!

Exportações de ovos férteis cresceram 10,1% em 2024

As exportações de ovos férteis continuam em alta, pois, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no primeiro bimestre de 2024 as vendas ao exterior alcançaram 5,116 mil toneladas, um crescimento de 10,1% se comparado ao mesmo período de 2023.

Esses números dizem respeito a material genético fornecido pelo Brasil, onde, além dos ovos, também estão incluídos os pintos.

O fato é que a genética avícola brasileira vem despertando o interesse de outros países, uma vez que existe uma confiança na biosseguridade da avicultura em nosso país.

Nossos principais clientes no ano de 2023 foram:

  • México,
  • Senegal,
  • Paraguai,
  • África do Sul,
  • Peru.

O maior “berçário” do Brasil

O maior “berçário” do Brasil está localizado na cidade de Rolândia, estado do Paraná, e possui capacidade de incubação de mais de 16 milhões de ovos férteis ao mês.

Esse incubatório estava desativado em função de um grave incêndio que ocorreu no início de 2023.

A partir de investimentos que alcançaram os R$ 135 milhões, o ambiente foi totalmente transformado, ocupando uma área de 16.314 m².

Trata-se do maior e mais moderno incubatório do país, utilizando o que existe de melhor em termos de tecnologia e voltado ao bem-estar animal, onde recebem destaque:

  • controle maior de ambiência,
  • sala de controle de climatização,
  • sistemas de alarmes e monitoramento ambiental,
  • instrumentos para controle de incêndios.

Os investimentos que vêm acontecendo no Brasil são reflexos das oportunidades que se abrem em todo o mundo, uma vez que nosso país possui o reconhecimento como área livre de gripe aviária. sem vacinação.

Novas oportunidades se abrem para a exportação de ovos férteis

O sucesso da genética avícola brasileira, a partir da produção de ovos férteis e pintos de um dia, abre novos mercados para o país e grandes oportunidades para os empreendedores.

Esse é o caso do recém acordo entre Brasil e Lesoto, quando esse país localizado no sul do continente africano passa a importar nossos produtos.

Abre-se, a partir dessa operação, grandes oportunidades para exportações envolvendo a genética avícola para países da África que possuem grande potencial de negócios.

Outro fato que merece a atenção e comemoração diz respeito à exportação de ovos de codorna para o Egito, além de aves de 1 dia.

Mais uma vez, o sucesso da operação se deve a confiança das autoridades egípcias com relação à qualidade e tecnologia adotada no Brasil, diversificando e expandindo o setor agroindustrial do nosso país.

Se o seu empreendimento busca por soluções logísticas internacionais e deseja contar com quem entende do segmento e, em especial, conhece detalhes das operações envolvendo a exportação de ovos férteis, conte com a DC Logistics Brasil, uma empresa com mais de 30 anos de expertise no mercado exterior!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo