A sustentabilidade precisa fazer parte das prioridades da cadeia logística, quando ações devem ser tomadas para que se possa garantir um futuro com qualidade de vida.
Trata-se, portanto, do atendimento das necessidades do presente sem comprometer a vida das gerações futuras.
Não existem mais dúvidas que somos os responsáveis pelas calamidades e desastres que já fazem parte da vida de milhões de pessoas, quando a falta de cuidado com a natureza vem apresentando consequências preocupantes em todo o planeta.
De acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), precisamos urgentemente:
- desacelerar as mudanças climáticas e nos adaptar a ela,
- proteger e restaurar a natureza e a biodiversidade,
- reverter a degradação do solo e a desertificação,
- acabar com a poluição e os resíduos.
A cadeia logística pode e deve contribuir no alcance desses objetivos, uma vez que ações podem ser tomadas a partir da transformação do setor e na busca incessante por soluções verdes. Confira as possibilidades e bons exemplos a esse respeito!
Por que estamos em busca de uma cadeia logística mais sustentável?
Os meios de transporte tem grande participação na emissão de gases que acabam causando grandes problemas para o meio ambiente.
Para se ter ideia da situação, apenas os navios cargueiros são os responsáveis por 2,9% das emissões globais de CO₂ no planeta, de acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
É importante saber que a aviação está muito perto desse índice e os veículos rodoviários, como os caminhões e carretas, são os grandes vilões dessa realidade.
Diante disso, é preciso que a cadeia logística receba a devida atenção das empresas, pois boas ações podem minimizar o problema e possibilitar um mundo melhor para as novas gerações.
Opções sustentáveis da cadeia logística
Essa prática pode contribuir muito com a sustentabilidade do planeta, por isso ações devem ser tomadas e a criatividade precisa fazer parte do dia a dia das empresas.
Como exemplo, seguem algumas alternativas que já estão em andamento:
Redução de CO₂ no transporte marítimo
Os países membros da Organização Marítima Internacional (IMO) definiram e aprovaram estratégias para a redução de emissões de gases de efeito estufa emitidos por navios.
Conforme as resoluções, até o ano de 2030 as emissões deverão sofrer um decréscimo de 40%, alcançando a isenção completa até o ano de 2050.
Para isso, novas tecnologias estão sendo adotadas, como o Gás Natural Liquefeito (GNL) e melhorias na eficiência energética dos navios.
Biocombustíveis para aeronaves
As mudanças estão acontecendo no que se refere ao uso de combustíveis também no modal aéreo.
Os biocombustíveis estão ganhando força e passam a ser a realidade em muitas aeronaves, uma grande contribuição para a isenção da poluição atmosférica.
O desafio está na adoção em larga escala desse modelo, uma vez que mudanças estruturais precisam ser realizadas em aeroportos de todo o mundo, no entanto, esse é o caminho que gradativamente vem conquistando espaço e precisa receber o apoio do governo, empresas e sociedade.
Solução verde DC: evoluindo com parceiros comprometidos com a sustentabilidade
A DC Logistics Brasil trabalha fortemente e contribui com a sustentabilidade da cadeia logística.
Para isso, conta com parceiros aéreos, marítimos e rodoviários comprometidos com esse assunto e dispostos a minimizar o impacto ambiental, a partir das seguintes ações:
- venda de Crédito de Carbono,
- conquista de certificações ambientais,
- uso de metodologias adequadas que garantem a excelência dos processos.
Outro Programa de Responsabilidade Socioambiental criado pela DC diz respeito ao Plantio DC, uma iniciativa que acontece desde 2010 e que prevê a plantação de uma árvore para cada carga fechada durante o mês de junho.
Apenas em 2024 foram plantadas 6.320 mudas que, somadas aos demais anos do projeto, alcançaram exatamente 61.621 árvores, uma ação que efetivamente colabora para um mundo melhor.
Como se observa, todos podem colaborar e apoiar as iniciativas verdes, possibilitando ações sustentáveis na cadeia logística.
Para saber mais a esse respeito, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e conheça detalhes do nosso modelo de trabalho!