Como o PO Management ajuda a superar os maiores desafios do comércio exterior?

O PO Management é uma importante ferramenta utilizada no dia a dia da gestão de compras e é fundamental para empresas que atuam no comércio exterior.

Trata-se de uma operação que conta com a tecnologia a seu favor para verificar se as mercadorias importadas estão de acordo com o pedido solicitado.

A sigla PO vem do inglês “purchase order”, que traduzido significa ordem de compra, enquanto “management” significa gerenciamento.

Sem um gerenciamento de qualidade nas ordens de compra, os riscos com problemas e prejuízos são grandes, especialmente nos negócios realizados com o exterior, onde os processos são mais demorados e a burocracia envolve o atendimento à legislação dos dois países.

O uso do PO Management para superar os maiores desafios do comércio exterior

Adotar o PO Management é ter a certeza que todos os processos serão avaliados no devido tempo e qualquer não conformidade será observada em tempo real, evitando transtornos e impedindo que operações equivocadas aconteçam.

O uso desse processo possibilita:

  • monitorar as remessas realizadas pelos fornecedores,
  • avaliar se as mercadorias estão de acordo com o que foi solicitado,
  • observar se as exigências previstas no pedido ou contrato estão sendo atendidas,
  • verificar se os produtos e embalagens estão de acordo com as exigências da legislação brasileira,
  • controle de armazenagem e separação de lotes,
  • controle dos fretes internacionais,
  • avaliação e controle de inventário,
  • gerenciamento completo da cadeia logística.

Isso significa que com a adoção do PO Management sua empresa aumentará as chances de excelência nos processos de importações, possibilitando ainda:

Controle rigoroso da documentação

Através de ferramentas utilizadas pelo PO Management, torna-se possível avaliar de maneira rigorosa toda a documentação, evitando que surpresas desagradáveis cheguem ao conhecimento da sua empresa no momento em que a situação já se transformou em um grande transtorno para a operação.

Cultivar boas parcerias

Uma empresa especialista apoiando a operação é uma grande aliada na busca por boas oportunidades comerciais, promovendo a viabilização de fornecedores que oferecem qualidade e identificando rapidamente aqueles que não cumprem com as obrigações e acordos firmados.

Lidar com as variáveis do processo

Contar com bons profissionais e com um bom sistema que colabore na gestão das ordens de compras são fatores preponderantes para que se possa lidar com as variáveis envolvidas nesses processos.

Situações inesperadas ocorrem e só podem ser resolvidas da maneira adequada, quando a informação chega a tempo para que medidas possam ser tomadas, eliminado prejuízos e minimizando possíveis transtornos.

Custos elevados

Os custos elevados são o pesadelo da gestão de compras, portanto, eles podem e precisam ser evitados.

Mais uma vez, a forma de evitar essa situação é se antecipar a possíveis fatos que podem inviabilizar a negociação ou, ainda pior, causar prejuízos e problemas para a sua organização.

Conformidade legal

Por fim, nada melhor do que atender a todas as exigências, normas e aspectos legais, trabalhando sempre com tranquilidade e blindando sua empresa de quaisquer problemas que poderiam causar multas, aborrecimentos e enormes desgastes com os envolvidos nos processos.

O PO Management é, sem dúvida, a melhor maneira de fazer a gestão dos negócios internacionais, onde, além de todos esses cuidados, vale a pena contar com quem entende do assunto e pode colaborar oferecendo a expertise de mais de 30 anos em logística internacional.

Para isso, conte com a DC Logistics Brasil e não corra riscos. Acesse nosso site e conheça nossa forma de trabalho e as soluções que disponibilizamos para a sua empresa, especialmente quando o assunto envolve logística internacional.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo