Entenda a importância da segurança de dados no Comex

Entenda a importância da segurança de dados no Comex

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. E, na logística internacional, não é diferente. Nesta realidade cada vez mais on-line, os negócios de importação e exportação precisam pensar além da proteção das cargas, priorizando também a segurança de dados.

Isso porque, quanto mais ferramentas digitais são utilizadas nas movimentações, mais informações são disponibilizadas nestas plataformas. 

E, apesar destes recursos contribuírem com a agilidade e praticidade ao importar e exportar, os riscos de vazamentos de dados são altos durante esta troca. 

Por isso, todo cuidado é pouco quanto são realizadas operações com suporte da internet. Sendo assim, para aproveitar os benefícios que a conectividade tem a oferecer ao comércio exterior, é importante investir na proteção.

Então, se quer manter os negócios de importação e exportação alinhados com as demandas da transformação digital sem medo, confira as informações que listamos sobre a importância da segurança de dados no Comex.

A importância da segurança de dados

Muito se fala sobre a importância da segurança de dados, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o porquê de investir neste tipo de proteção. Afinal, o mundo digital, à primeira vista, parece muito seguro. 

Porém, existem muitos riscos navegando pelas redes aos quais você precisa se atentar ao importar e exportar também.

Segundo matéria do Jornal Nacional, por exemplo, somente em 2021, milhões de brasileiros registraram que tiveram dados vazados ilegalmente, por meio de ataques cibernéticos.

E, quando pessoas de má-fé acessam estas informações dos negócios, não só desorganizam as operações e geram atrasos e perdas de documentos, como também trazem muitos prejuízos, principalmente financeiros. 

Muitos criminosos utilizam as informações para acessar contas bancárias e realizar saques indevidos, ou ainda captam dados de cartões de crédito para compras indevidas. 

Também existe o risco de sequestro dos dados, quando eles exigem recompensa para devolverem as informações das empresas por valores muito altos.

Entenda a importância da segurança de dados no Comex DC Logistics BrasilNo comércio exterior, a importância da segurança de dados também deve ser uma prioridade. Isso porque as informações são valiosas para as tomadas de decisões, conforme já explicamos aqui, quando abordamos o uso do Data Mining na logística internacional.

Com o uso assertivo das ferramentas digitais nas negociações, é possível reduzir custos logísticos que, por sua vez, refletem em vantagens aos consumidores finais, contribuindo para a fidelização.

Além disso, os recursos que proporcionam o monitoramento de cargas on-line proporcionam uma melhor experiência para importadores e exportadores, porque contribuem com a identificação de problemas na rota e possibilitam a resolução imediata de cada situação específica.

3 dicas para a proteção digital na importação e exportação

A melhor forma de garantir a segurança de dados no Comex é investindo em soluções de proteção e no suporte de profissionais de confiança.

Mas, além disso, você pode adotar alguns cuidados no dia a dia da importação e exportação que contribuem com a proteção dos negócios. Nós listamos alguns deles aqui, confira!

Dica 1: atualize seus softwares

Esta é uma medida fundamental para a segurança dos dados. Porque os recursos digitais estão sempre passando por atualizações, para que sejam cada vez mais eficientes. Se você é do time que prefere “deixar para mais tarde” e está sempre adiando este procedimento, saiba que está mantendo as portas abertas para que os ataques cibernéticos aconteçam.

Dica 2: automatize o backup das informações

Quanto mais backups você realizar, mais chances têm de garantir que as informações estejam disponíveis e protegidas nas nuvens. E ao automatizar este procedimento, você evita erros humanos. Já pensou esquecer de copiar um documento importante para a importação ou exportação e, quando precisar acessá-lo, não encontrar? E, assim, se algum criminoso acessar seu sistema, você terá tudo salvo em outro lugar para acessar assim que precisar.

Dica 3: atenção às senhas

Para começar, precisamos lembrar uma dica básica para a segurança de dados: não utilize a mesma senha em diferentes plataformas. Continuando, outra forma de aumentar esta proteção é por meio de ferramentas de criptografia para senhas. Isso impede o acesso por hackers ou softwares com más intenções.

LGPD e o comércio exterior

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em agosto de 2020 e tem transformado a conectividade brasileira. Isso porque ela visa proporcionar mais segurança e transparência nas relações entre empresas e usuários on-line, como já explicamos aqui no blog.

E, no comércio exterior, a LGPD também tem grande impacto. Isso porque a preocupação com a segurança de dados transmite mais confiança e transparência às operações, seja ao importar, ou exportar.

Entenda a importância da segurança de dados no Comex DC Logistics Brasil

Além disso, nas negociações de comércio exterior, deve-se considerar que as obrigações aduaneiras exigem muitos dados para ocorrerem.

São desde dados sobre a carga, como do consignatário, como nome, documentos, informações residenciais, valores, entre outros. Ou seja, com a LGPD, você não só impede que os dados da empresa sejam vazados, como também dos clientes!

Logo, os negócios de comércio exterior que aplicam corretamente a LGPD ganham pontos junto às empresas estrangeiras que também têm como prioridade a segurança de dados, bem como aumentam a confiança no mercado brasileiro, incentivando novas relações comerciais.

Na DC Logistics Brasil, suas informações estão seguras

A transformação digital já é realidade na DC Logistics Brasil, por isso, a segurança de dados é nossa prioridade. Isso porque sabemos da importância das ferramentas digitais para a eficiência da logística internacional.

Logo, sabemos como usar com segurança as informações disponibilizadas, para criar as melhores estratégias de movimentação de cargas, sem riscos cibernéticos. 

O preparo da nossa equipe neste sentido, bem como a alta confiança, reflete na forma como agregamos valor aos negócios com ferramentas inovadoras e otimizadas, como o Follow Up em Real Time, por exemplo.

Então, confie nas tecnológicas soluções da DC Logistics Brasil ao importar e exportar. Acesse e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicite um orçamento

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo