Principais fatores para a escolha do transporte de carga internacional

Principais fatores para escolha do transporte de carga internacional

Contratar um serviço de transporte de carga internacional não é uma tarefa simples e, para que atenda as demandas da sua empresa com qualidade e precisão, inúmeros fatores devem ser analisados antes de você fechar com um operador logístico.

Nesse sentido, hoje queremos apresentar alguns pontos que você poderá avaliar antes de realizar a escolha do transporte da sua mercadoria ao exterior. Continue a leitura!

Transporte de carga internacional: como saber se a escolha é segura?

Tanto a importação quanto a exportação necessitam total atenção da sua parte. Isso porque, você é o responsável direto ou indiretamente por realizar a contratação do transporte de carga internacional. Este que precisa ser de qualidade e atender todas as demandas do seu negócio.

Mas, como saber se a escolha feita é segura? Acreditamos ser relevante enfatizarmos a necessidade da sua empresa utilizar critérios para escolher a melhor opção para efetuar o transporte das suas cargas.

Analisando alguns pontos essenciais, as possibilidades de erros ou ineficiência no processo podem ser mínimas, se não nulas, tornando a escolha mais segura.

Nesse sentido, vamos apresentar a seguir aspectos que você, dentro das responsabilidades que lhe cabem no setor logístico, pode avaliar para tomar uma decisão mais assertiva e segura quanto ao transporte internacional.

Localização geográfica

A localização do operador logístico que irá efetuar o transporte de carga internacional é um fator crucial na escolha. Isso porque, se ele estiver próximo ou na região de atuação do seu negócio, a logística pode ser facilitada e os custos podem ser reduzidos.

E ainda, não analisando apenas deste ponto, mas no sentido de estar bem localizada geograficamente também quanto ao resto do país e do mundo. Estar situado próximo a portos e aeroportos, por exemplo, também irá contribuir a uma maior agilidade e assertividade no transporte da sua mercadoria do/ao exterior.

Infraestrutura

A infraestrutura também é um aspecto importante que precisa ser avaliado na escolha do transporte internacional. Isso tanto na questão do armazenamento e transporte, como a operacionalização através de sistemas automatizados.

As infraestruturas “físicas” e “digitais” são indispensáveis a fim de que você tenha mais segurança quanto a logística da sua mercadoria.

Grandes clientes, diversos segmentos

Outro ponto que você deve avaliar e que pode colaborar expressivamente na precisão da sua escolha é quanto ao operador logístico atender grandes clientes, nos mais variados segmentos.

Ao ter clientes nacionais e internacionais conceituados, isso significará que o serviço prestado por ele está no nível ideal para as empresas que já o contrataram. Da mesma forma, podemos aplicar essa lógica quanto aos segmentos.

Quanto mais ele já tiver realizado o transporte de carga internacional, com os mais variados produtos, mais experiência ele tem e, consequentemente, mais habilidade e competência possui para realizar o transporte de qualquer tipo de carga.

Capacidade de operacionalizar o transporte de grandes cargas

grandes cargas

No transporte dentro do país podem acontecer situações específicas onde seja necessário a logística de uma grande carga. Entretanto, é no transporte de carga internacional que essa demanda é mais expressiva.

Por isso, avaliar se o operador logístico já realizou o transporte de grandes cargas é essencial. Mesmo que a princípio sua empresa necessite realizar apenas o transporte de pequenas mercadorias, é preciso pensar a longo prazo e, porque não, em situações não previstas.

Nunca se sabe quando o seu cliente pode necessitar de uma entrega fora do comum, certo?

Entregas urgentes e normais

No setor logístico, mesmo com o planejamento em dia, existem casos em que entregas urgentes podem acontecer. E mesmo que o preço da cotação seja influenciado pelo prazo curto, você provavelmente vai optar pelo transporte de carga internacional que ofereça qualidade e segurança na logística da sua mercadoria, certo?

Nesse sentido, é primordial você avaliar a atuação do agente de carga quanto as entregas normais e quanto as entregas urgentes. Sua empresa é tratada com prioridade, mesmo em cargas normais? Em cargas urgentes, o serviço prestado está de acordo com o valor cobrado?

Mesmo que o fluxo de entregas do seu negócio se encaixa em transportes normais, é relevante você investigar como o operador logístico atua frente a entregas urgentes. Desta forma, assim como no fator pontuado acima, você estará bem amparado quando necessitar de uma entrega rápida e com qualidade.

Cuidados com as informações confidenciais

O mercado está cada dia mais competitivo e o sigilo quanto as informações comerciais é indispensável para não prejudicar a expansão da sua empresa no mercado.

Por isso, é interessante que você se informe sobre quais ações e processos o agente de carga realiza para manter confidenciais as negociações e transações feitas pela sua empresa, estas que poderão passar pelo transporte de carga internacional realizado por ele.

Situação financeira do agente de carga

Analisar a situação financeira do operador logístico é necessário para que você não tenha problemas durante o transporte da sua carga.

Verificar a atuação dele no mercado, se possui dívidas e como foi a logística com alguns clientes mais recentes, vai permitir identificar se ele é capaz de atender as necessidades da sua empresa sem deixá-lo na mão por falta de pagamentos ou questões neste sentido.

Conhecimento sobre os produtos do cliente

Logo acima mencionamos a necessidade de avaliar se o operador logístico atende grandes empresas e nos mais diversos segmentos. Aqui vamos reforçar isso, levantando também a importância de que ele tenha conhecimento sobre o seu produto.

Investigar se ele já atendeu clientes que precisaram importar ou exportar produtos ou matérias-primas do mesmo segmento que o seu, servirá como uma base de comprovação de que ele tem capacidade de atendê-lo e que ele saberá as ações necessárias para transportar sua carga com qualidade e segurança.

Local de armazenamento

local de armazenamento

Por se tratar de logística internacional, é muito importante que o agente de carga tenha a disposição da sua mercadoria locais para armazenamento. Isso será útil quando ocorrer algum imprevisto ou não ser possível realizar o transporte por completo em um mesmo dia ou semana, por exemplo.

Ele ter locais estratégicos de armazenamento, principalmente no exterior, é essencial para que sua mercadoria possa ser alocada em outro ambiente em segurança até que os imprevistos, que podem acontecer, possam ser resolvidos.

Atualização sobre as mudanças do mercado internacional

Se tratando de negociações logísticas com o comércio exterior, é extremamente relevante você pesquisar se o operador logístico está atento as mudanças do mercado internacional.

Leis, normas, regras e especificações de cada país precisam estar claras ao agente de carga para que não existam empecilhos quando sua mercadoria for exportada.

Quais os riscos de não avaliar esses fatores?

Você deve estar se perguntando quais os riscos de não utilizar esses fatores para escolher o transporte de carga internacional, certo?

Vamos pensar em probabilidades? Existe 50% de chance de dar certo a logística da sua mercadoria sem você usar nenhum critério desses acima na escolha, assim como existe 50% de chance de acontecer algum problema com a sua carga.

É uma porcentagem muito alta sendo que se trata do transporte internacional, concorda?

Dentre os riscos que você corre ao não ser criterioso nesta etapa, podemos mencionar como exemplo o agente não conseguir entregar sua mercadoria no prazo estabelecido. E ainda, se ele não tem muita experiência com a documentação pode acabar não esclarecendo alguns pontos específicos do seu produto, fazendo com que ele seja barrado na alfândega.

Ele também pode, se sua carga for grande, contratar o modal errado e atrasar a entrega ou, até mesmo, causar avarias na sua mercadoria. E ainda, devido a tantos fatores que influenciam em uma cotação de frete, ele pode precisar contratar outro modal em cima da hora, encarecendo a oferta que havia fechado com você.

Claro, isso são só alguns exemplos do que a escolha errada do transporte internacional pode gerar.

Por isso a importância de você utilizar os pontos que apresentamos para avaliar as opções que você tem e assim optar por aquela que estará dentro do que o seu negócio precisa.

Nós da DC Logistics Brasil sabemos o quanto uma etapa realizada de forma incorreta pode prejudicar não só a cotação passada ao cliente, como também a percepção que o cliente dele terá ao receber uma mercadoria com avarias e/ou fora do prazo!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite uma cotação de frete sem compromisso!Cotação de exportação

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo