Aviões Charter são opção para embarque de materiais de combate ao COVID-19!

Aviões Charter são opção para embarque de materiais de combate ao COVID-19!

Não é novidade que toda a crise gerada pelo covid-19 tem afetado as atividades cotidianas de diferentes segmentos do mercado. 

No setor logístico, essas dificuldades são ainda mais marcantes, já que até as movimentações mais corriqueiras e seus respectivos serviços foram limitados, seja para impedir a propagação da doença ou ainda por consequências financeiras. 

Mesmo com a retomada gradativa de certos segmentos, as companhias aéreas ainda sofrem para manter a regularidade de suas movimentações – e é nesse ponto que a personalização da aviação Charter se torna ainda mais vantajosa! 

A seguir, entenda o conceito dos voos Charter, como esse tipo de serviço funciona, quais as suas principais vantagens frente à crise do covid-19 e quais pontos devem ser considerados em sua contratação. Continue a leitura!

O que são voos Charter?

Os voos do tipo Charter são aqueles que contam com um modelo de operação não regular, ou seja, que não segue os horários pré-determinados e os cronogramas comuns das companhias aéreas. 

Como destaca o Instituto Brasileiro de Aviação, em matéria especial sobre o tema, a aviação Charter é feita com horários moldados em relação à demanda dos aeroportos, ocupando geralmente seu tempo ocioso. 

Assim como é possível contratar o aluguel de um carro através de uma empresa especializada, por exemplo, os voos Charter funcionam quando uma empresa, ou até certo grupo de pessoas, aluga a aeronave de um negócio especializado nesse serviço. 

Ao contrário das empresas aéreas comuns, as operações Charter não contam com horários e destinos fixos de operação. Elas podem, inclusive, oferecer apenas um único voo para certo destino, somente na ocasião em que foram contratadas. 

Esse tipo de modelo pode ser utilizado tanto para viagens de lazer, por indivíduos ou empresas de turismo que querem evitar os destinos e horários oficiais das companhias aéreas, ou ainda para otimizar o transporte de cargas em operações logísticas

Como funciona esse tipo de serviço?

De acordo com o site Aeroflap, os serviços Charter podem ser prestados por qualquer empresa devidamente regularizada para essa finalidade.

No segmento de transporte de passageiros, é comum que companhias de turismo contratem serviços de aviação Charter para que os horários de voos se adaptem aos seus cronogramas e com o número desejado de clientes transportados. 

Para a movimentação de cargas, a vantagem está na personalização do serviço. Além de melhores horários e rotas mais específicas, o Charter também garante que o espaço adequado seja garantido, bem como, os cuidados de manuseio e acomodação. 

Em ambas as situações, o grande trunfo desse modelo está na personalização do serviço, já que ele todo será moldado de acordo com as exigências e demandas daquele voo específico. 

Em tempos de crise, como é o caso da atual pandemia de covid-19, a possibilidade de melhor gerir horários, rotas e formas de manuseio de cargas tem servido como uma excelente maneira de driblar os empecilhos logísticos que afetam os serviços aéreos. 

Veja, no item seguinte, quais são os principais benefícios que têm levado às empresas a investir nesse importante modal durante a crise do coronavírus!

Quais são as suas principais vantagens?

Como todo o mundo foi afetado pela crise do covid-19, as operações de comércio exterior passaram a sofrer com cancelamentos, redução de serviços, incertezas e uma perda generalizada de eficiência das companhias regulares de transporte. 

Para driblar esses empecilhos e garantir que a movimentação de suas cargas não dependa das limitações sofridas pelas cias aéreas, as empresas estão aderindo cada vez mais à aviação Charter. 

Além de pleno alinhamento do serviço às demandas e necessidades de cada negócio, esse modal personalizado de transporte ainda agrega uma série de benefícios, que se tornaram ainda mais marcantes durante a epidemia do covid-19. São eles:

  • Mais rapidez em relação aos serviços tradicionais, tendo um tempo de trânsito que varia entre apenas 1 e 2 dias;
  • Eliminação dos riscos de atrasos gerados por conexões;
  • Ampla disponibilidade de espaço, que é garantido de acordo com a demanda contratada para o transporte;
  • Data de embarque e de chegada dos produtos pré-acordada entre o contratante e o agente de carga;
  • Realização de apenas um desembaraço na origem e no destino para todo o lote/aeronave. 

Para que todas essas vantagens sejam possíveis, porém, é preciso manter-se atento a alguns detalhes característicos desse tipo de modal. Saiba mais sobre eles no próximo item. 

O que considerar na hora de contratar essa modalidade?

Por mais vantajosos que os voos Charter sejam para as operações logísticas de comércio exterior, seu uso demanda atenção por conta de certas peculiaridades, especialmente no atual momento de incertezas geradas pelo covid-19. 

Entre os pontos mais importantes que devem ser considerados nesse tipo de contratação, destacam-se:

  • Alta variação de preços devido à crescente demanda. Nesse mesmo sentido, as validades das propostas são para confirmação imediata;
  • Necessidade de verificar se todos os custos de operação da aeronave já estão inclusos na contratação;
  • Atenção especial para os custos de armazenagem, tanto na origem quanto no destino;
  • Conferir quanto tempo será necessário para que o operador consiga a licença do voo. Isso pode demorar de 10 a 12 dias;
  • Programar o tempo necessário para que a mercadoria seja liberada junto á aduana local, junto tanto do exportador quanto do agente de cargas;
  • Garantir que o voo seja programado para uma data segura, uma vez que eventuais atrasos podem gerar custos altíssimos de estadia da aeronave.

Outra questão de suma importância é garantir que o seu operador logístico tenha os devidos conhecimentos e a experiência necessária para realizar operações com esse modal, dadas as suas peculiaridades.

Referência no segmento há mais de 26 anos, a DC Logistics Brasil conta com uma ampla história de sucesso junto à aviação Charter e está pronta para atuar junto de sua empresa para superar as dificuldades geradas pela atual pandemia!

Você já conhecia essa possibilidade de driblar os empecilhos gerados pelo covid-19? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em realizar uma cotação de frete com aviões Charter, clique abaixo e entre em contato conosco!

Solicite uma cotação

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo