Como lidar com o desabastecimento mundial na cadeia de suprimentos?

Como lidar com o desabastecimento mundial na cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos precisa superar hoje um grande desafio da importação e exportação: a falta de matérias-primas para produções de inúmeros setores.

Após os impactos iniciais da pandemia no mercado global, como a paralisação das produções e queda na disponibilidade de transportes, por exemplo, hoje a recuperação já caminha a passos largos. 

Porém, o aumento acelerado do consumo de muitos produtos e insumos, em vários países e em diferentes períodos, conforme encerramento dos períodos de lockdown, resultou hoje na escassez que estamos vivendo.

Logo, em meio a esta recuperação da economia mundial, o desabastecimento impacta diretamente a competitividade e, assim, a rentabilidade de vários negócios do comércio exterior.

A falta de aço, de resinas de plástico, vidros, peças automotivas, painéis de madeira, entre outros materiais que movimentam a importação e exportação, por exemplo, refletem em aumento nos custos de transporte e de produção. 

Assim, a lei da oferta x demanda está impactando diretamente a cadeia de suprimentos.

Não podemos nos esquecer ainda que a mudança no comportamento das pessoas, devido ao isolamento social, têm refletido em mais investimentos em reformas e mudanças em suas casas, para atender às necessidades de atividades desde home office, ao homescholling entre outras, justificadas pela necessidade de distanciamento. 

Nesse sentido, você sabe como lidar com o desabastecimento mundial na cadeia de suprimentos? Nós sabemos! E vamos compartilhar nossa expertise nesta leitura, para você superar esse desafio também.

3 dicas para superar os desafios da cadeia de suprimentos 

Estamos sempre compartilhando nossos insights para contribuir com a cadeia de suprimentos e as atividades de importação e exportação. Isso porque, o setor está vivendo uma realidade bastante desafiadora, que pode ter sido ocasionada pelos fatores listados pelo UOL Economia:

Como lidar com o desabastecimento mundial na cadeia de suprimentos?

 

Recentemente trouxemos, por exemplo, dicas para superar a Peak Season. E uma das orientações para solucionar problemas é a antecipação das negociações. 

Isso porque, ter em mãos um planejamento com ações e prazos, já considerando as imprevisibilidades, contribui com a resolução dos problemas de desabastecimento.

O conselho também se aplica à cadeia de suprimentos no cenário atual, mas não para por aí. Logo, para lidar com o problema global de desabastecimento, vale a pena priorizar estas 3 estratégias a seguir.

  1. Tenha seus fornecedores por perto

Em entrevista à Época Negócios, o especialista em logística global Wolfgang Lehmacher falou sobre a importância dos países produzirem seus insumos internamente. 

Assim, uma estratégia para lidar com o desabastecimento da cadeia logística é buscar fornecedores mais próximos, ou cujas rotas de importação e exportação não estejam sendo tão afetadas no momento. 

Países menores também possuem grandes empresas que podem contribuir com seus negócios com a distribuição de insumos de qualidade, porém menos conhecidos, por exemplo. 

Encontrá-las é uma questão de networking e pesquisa, mas é algo que pode refletir ainda na redução de custos, prazos de entrega e melhores negociações.

  1. Invista em tecnologias

Atualizar processos de fabricação pode resultar na redução do uso de muitas matérias-primas. Neste sentido, é um investimento que reflete em otimização das finanças a longo prazo. 

Vale lembrar que estamos vivendo a era da Indústria 4.0, ou seja, da quarta revolução industrial. Assim, as máquinas e ativos mais modernos são criados a partir de conceitos inteligentes e mais precisos, que contribuem com o uso otimizado dos recursos necessários para a produção.

Além disso, esta atualização ajuda a evitar desperdícios e até mesmo a reduzir os  impactos ambientais dos negócios. 

  1. Atenção ao comportamento dos consumidores

A falta de matérias-primas encareceu muitos produtos e isso afetou diretamente os negócios. Isso porque, os clientes passaram a rever seus hábitos de consumo durante a pandemia. 

Práticas como reutilização de produtos, visando o consumo consciente, foi uma estratégia adotada por muitos. E isso impacta diretamente na lucratividade, uma vez que reduz a saída de novos produtos do estoque.

Então, a cadeia de suprimentos precisa estar atenta aos hábitos e assim atualizar as quantidades de compra de insumos conforme as demandas. Enquanto alguns produtos tiveram aumento de vendas, outros registraram queda. 

Por isso, cabe ao seu negócio manter um assertivo acompanhamento e controle do estoque, considerando estas variáveis, para, assim, não deixar sobrar ou faltar matéria-prima nas produções.

Superando o desabastecimento com logística internacional eficiente!

É fato que atrasos podem comprometer e muito a cadeia de suprimentos. É por isso que nós investimos em soluções tecnológicas para lidar com os desafios e assim contribuir com o bom andamento dos negócios na importação e exportação.

Como valorizamos a inovação, contamos com tecnologias que refletem em mais eficiência e agilidade na logística internacional. 

Afinal, a aplicação de ferramentas modernas, como as baseadas na mineração de dados, conhecidas por Data Mining, contribuem com a alta performance da logística internacional.

A partir das suas informações e necessidades, criamos as melhores estratégias para movimentar suas cargas. Um exemplo disso é o nosso Follow Up em Real Time, que permite você acompanhar as cargas e saber tudo sobre as movimentações no momento que precisar.

Este suporte completo de dados agrega ainda mais agilidade às operações, além de proporcionar mais segurança para todo o trajeto. 

Além disso, também temos soluções específicas para as demandas de Pharma & Healthcare, que são ainda mais desafiadoras no momento. 

E não para por aí: nossas soluções completas estão atendendo neste momento às demandas de clientes que encaram desafios para a exportação de frutas, na importação de peças automotivas, ou ainda que estejam lidando com muitas questões do atual cenário no transporte marítimo.

Por isso, confie você também em nossa expertise, qualidade e segurança para realizar suas operações suas operações da cadeia de suprimentos! Solicite uma cotação de frete conosco sem compromisso.

Solicite um orçamento

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Mais Lidas

Categorias

Assine a nossa Newsletter

Conheça nossos e-books

Pular para o conteúdo