BLOG DC / Transporte multimodal: saiba o que é e como ele pode ajudar a reduzir custos

Transporte multimodal: saiba o que é e como ele pode ajudar a reduzir custos

Agregando mais economia, segurança e praticidade na locomoção de mercadorias e bens, o transporte multimodal é a escolha mais eficiente para a logística de grande parte das empresas – principalmente para aquelas que lidam com longas distâncias.

Mais que uma solução abrangente para quem necessita de diversas vias de transporte, essa é uma solução que garante um melhor padrão de planejamento, proporcionando ganhos para todos os envolvidos nas operações logísticas.

Descubra tudo sobre esse conceito e seus principais benefícios a seguir. Além disso, saiba quais são os requisitos importantes na escolha de um agente de carga para realizar seu transporte multimodal com excelência!

Entenda o que é o transporte multimodal

Para compreender o conceito de transporte multimodal, é preciso levar em consideração todos os modais disponíveis para a movimentação de mercadorias. Dos principais deles, podemos destacar o rodoviário, o marítimo, o aéreo e o ferroviário.

Em poucas palavras, o transporte multimodal é aquele em que dois ou mais desses modais são empregados em uma mesma operação. Isso com o intuito de sanar necessidades específicas da logística em questão ou mesmo garanti-la em grandes distâncias.

Ao contrário do transporte intermodal que diz respeito a acordos isolados entre cada transportador, no modelo multimodal toda a responsabilidade é de apenas um operador.

Sem se preocupar com cada trecho do caminho que será realizado pela mercadoria e suas respectivas demandas ou contratações, o transporte multimodal garante que tudo seja abrangido em uma mesma operação, sob um único contrato.

Por mais significativo que seja, seu benefício não é apenas essa praticidade! A seguir, confira todas as vantagens que a operação multimodal proporciona aos seus contratantes, operadores e até embarcadores!

Principais benefícios do transporte multimodal

Benefícios do transporte multimodal

Quando o transporte multimodal é feito sob um rigoroso padrão de planejamento e atende às exigências legais de sua categoria, seus benefícios podem ser imensos.

Veja quais são os mais marcantes para todos os envolvidos na cadeia logística:

  • Menos burocracia e complicações com diversos contratados, uma vez que o negócio é feito com apenas uma empresa
  • Aumento da oferta aos transportadores
  • Fretes reduzidos aos operadores, que contam com bons acordos graças à recorrência de contratações e têm liberdade para escolher entre os contratados de melhor custo-benefício
  • Melhor eficiência logística, dada a possibilidade de abranger diferentes modais em um único planejamento
  • Possibilidade de que os contratados em modais específicos não se preocupem com os detalhes da logística, que ficará sob responsabilidade do operador
  • Consequente ganho de agilidade e economia para todos os envolvidos no transporte multimodal
  • Mais segurança e tranquilidade em relação à integridade dos bens, uma vez que o operador deve ressarcir qualquer eventual dano ou prejuízo
  • Emissão de apenas um conhecimento de transporte para o percurso inteiro.

Por mais que todas as vantagens mencionadas sejam o bastante, é preciso garantir a contratação de um bom operador para que elas realmente sejam possíveis.

É importante ter em mente que todos os seus produtos ou bens ficarão sob a responsabilidade de um terceiro, que precisará respeitar as suas particularidades e ainda conhecer os pormenores de cada modal de transporte.

A seguir, confira os principais aspectos legais e institucionais para garantir o perfil ideal de operador logístico na contratação!

Descubra o que procurar no seu operador de transporte multimodal

Operador de transporte multimodal

Todas as partes envolvidas em um processo de transporte multimodal estão submetidas à Lei nº 9.611 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre todas as providencias que envolvem o tema.

Nela é previsto o papel do operador de transporte multimodal, que deve ser uma pessoa jurídica e legalmente habilitada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que exige registro a cada dez anos.

Os operadores que realizam serviços internacionais também devem se licenciar na Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), também com validade de uma década.

Além de observar esse tipo de regularização, é preciso ir além e avaliar quão comprometida a empresa operadora é com o seu desenvolvimento e padrão de qualidade no segmento!

Na área, certificações como a ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 são excelentes indicadores. Isso porque, exigem requisitos alinhados aos principais padrões organizacionais do mundo.

Dada a complexidade do transporte multimodal, é preciso certificar-se que o operador escolhido pelo seu negócio tenha ampla experiência no mercado e invista constantemente na capacitação de seus profissionais.

Além desses requisitos, é preciso ter em mente que todas as vias de transporte envolvidas em uma operação multimodal podem causar impactos ao ambiente e à sociedade que as cercam.

Sendo assim, prezar por operadores com uma ética voltada a essas questões e que desenvolvam programas de responsabilidade socioambiental é também exercer esses compromissos!

E então?

Você viu que apresentamos o conceito do transporte multimodal, bem como, os benefícios desse tipo de logística e quais aspectos avaliar para escolher o agente de carga para efetuar essa operação.

Muitas variáveis devem ser analisadas para que esse modelo de transporte se torne benéfico ao seu negócio. Como mencionado no conteúdo, em situações que exijam a logística de longas distâncias, ele pode ser uma ótima escolha.

Contudo, para que essa decisão seja realizada sem prejudicar a qualidade do seu transporte, é fundamental que você conte com o auxílio de um operador logístico. Isso para averiguar todas as possibilidades, identificando qual a mais rentável e adequada ao transporte da sua carga.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicite uma cotação