Os portos do Brasil são os principais responsáveis pela movimentação de mercadorias entre o nosso país e os 5 continentes do mundo.
De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), 80% do comércio mundial é transportado através do modal marítimo.
Talvez você não saiba, mas em nosso país existem em operação 380 terminais portuários, onde transitam 95% das exportações brasileiras.
Segundo dados da Datamar e da Dataliner, entre janeiro e novembro de 2024, os 15 principais portos do Brasil movimentaram 2.896.992 containers para exportação e cerca de 3.503.299 containers para importação, com informações complementares da Logocomex.


Diante desses números não é difícil compreender a importância dessas estruturas para o comércio internacional brasileiro, por isso resolvemos apresentar a você os principais portos do nosso país!
Como é a logística marítima no Brasil
O transporte marítimo é amplamente utilizado para realizar o transporte interno de mercadorias, mas se destaca no comércio exterior.
Isso acontece pelos diversos benefícios que ele oferece, como a possibilidade de transportar grandes volumes e de percorrer longas distâncias, além da segurança e versatilidade do modal.
Quanto às cargas que vão para navios pela costa brasileira, saiba que a grande maioria é derivada do petróleo. Isso conforme informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O processo da logística marítima no Brasil tem a ver com o carregamento e o descarregamento de embarcações. Também faz o acondicionamento das mercadorias em locais apropriados nos portos e nos entrepostos aduaneiros.
Logo, temos um transporte que é uma modalidade aquática ou aquaviária, que acontece nos mares e nos oceanos. Para isso acontecer, usam-se embarcações, que podem ser:
- barcos,
- navios,
- canoas,
- fragatas,
- ou até mesmo os transatlânticos.
Você também vai gostar de ler:
Transporte Marítimo: guia completo para escolher entre LCL e FCL
Quais são os maiores portos do Brasil
Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a área de costa navegável do país tem aproximadamente 7.400 km³ de extensão. Além disso, cerca de 60% da população total do Brasil está concentrada no litoral.
Nesse território, existem centenas de instalações portuárias, tanto públicas quanto privadas, que estão localizadas ao longo da costa brasileira, o que demonstra o nosso potencial marítimo.
Exemplificando isso, aproximadamente 95% de todo o comércio exterior é realizado por esse modal.
No meio de tantos portos, há alguns que se destacam pela sua localização privilegiada e estrutura robusta. Confira quais são eles.
Santos
O complexo portuário de Santos (SP) detém a maior estrutura logística do Brasil em vários sentidos.
Curiosamente, ele é estatal e fica na costa do estado de São Paulo, onde ocupa a liderança na movimentação por tonelagem de cargas e de contêineres.
Está na lista do TOP 50 Portos do Mundo, a partir de estudos da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).
Sendo assim, também está em outro ranking: é o mais movimentado de toda a América Latina.
Paranaguá
Paranaguá (PR) possui o segundo maior porto do Brasil. Logo, explica-se o fato de ser muito movimentado e com área de influência em 10 estados do país, além das transações internacionais.
Por ali são movimentados pelo menos 13 setores da atividade econômica, envolvendo setores como:
- agroindústria,
- madeira,
- material de transporte,
- alimentos e bebidas,
- indústria química,
- indústria mecânica.
O porto de Paranaguá é considerado o maior porto graneleiro da América Latina e o 3º maior porto de contêineres do Brasil.

Itajaí e Navegantes
O complexo portuário de Itajaí e Navegantes (SC) envolve essas duas cidades vizinhas no atendimento ao embarque e desembarque de cargas dry e reefer, oferecendo uma excelente estrutura logística.
Trata-se de um complexo portuário de grandes proporções, compartilhando as vias de acesso e infraestrutura de manobra do rio Itajaí-Açú que desemboca no litoral catarinense.
Itapoá
Ainda em Santa Catarina, encontra-se o porto de Itapoá, localizado na região norte do estado.
Atendendo as indústrias estabelecidas nessa região do estado catarinense e na região metropolitana de Curitiba, esse porto cresce a cada ano.
Possuindo uma gestão privada, é reconhecido pela sua capacidade na movimentação de contêineres, ocupando a terceira posição do ranking nacional e ainda em fase de expansão.
Rio de Janeiro
O porto do Rio de Janeiro fica na costa oeste da Baía de Guanabara, possuindo uma área marítima que vai até a boca da barra, entre a ponta de Santa Cruz e a ponta de São João.
Permite todos os tipos de navegação, exceto nas proximidades do cais de atracação de transporte coletivo.
Está nessa lista por um motivo especial: se coloca na lista de TOP 10 dos portos brasileiros quando o assunto é a importação e também a exportação. Tudo se tornando possível através da sua estrutura, que existe desde 1910.
Para quem não lembra, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil Colonial durante 200 anos, portanto logo se destacou no âmbito nacional e hoje tem como cargas, os produtos do setor automotivo e da indústria química.
Rio Grande
O porto de Rio Grande (RS) é também conhecido como o “Porto do Mercosul”, uma vez que está estrategicamente localizado no sul do Rio Grande do Sul e nas proximidades do Uruguai e Argentina, atendendo também às necessidades do Paraguai, país que não possui uma saída para o mar.
Uma de suas características está na agilidade e diversidade de cargas que opera, movimentando desde grãos até automóveis.
Como não poderia ser diferente, é a principal estrutura logística no transporte dos produtos gaúchos.
Manaus
Chegamos a Manaus (AM), onde um polo tecnológico importantíssimo para o nosso país está instalado.
No Amazonas, encontra-se a Zona Franca de Manaus, um dos maiores parques industriais do Brasil com produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
O mais curioso do porto de Manaus é que ele não fica na costa litorânea do Brasil, sendo a instalação fluvial mais movimentada do país.
Como resultado de sua operação, é considerado internacionalmente o maior porto flutuante do mundo.
Quais as categorias do transporte marítimo
Atualmente, apesar de existirem vários tipos de navios que tornam possível o transporte marítimo, saiba que só existem duas modalidades para essa logística.
O transporte marítimo de longo curso acontece com uma navegação entre portos de países diferentes. Portanto, estamos falando de um modal internacional, com importação e exportação de produtos.
O transporte marítimo de cabotagem acontece na navegação nacional, em portos do mesmo país. Logo, pode ser por via marítima ou portos do interior, acessados através dos rios.

A partir desses conceitos, saiba que os navios são construídos pensando na natureza da carga a ser transportada. E também podem ter relação com a unidade de carga, com o objetivo do cliente e outras necessidades.
Saiba mais sobre os tipos de transportes no Brasil
Se você gostou desse texto sobre os maiores portos do Brasil, leve em conta que também temos outros artigos que trazem curiosidades sobre os transportes no nosso país. Leia:
- Cuidados que precisam ser tomados na exportação de manga e limão,
- Confira os 10 produtos mais importados e exportados pelo Brasil em 2024.
Todas as notícias disponíveis no nosso blog são gratuitas para a leitura e podem ser acessadas a qualquer momento.